A vacina contra gripe protege o coração?

0
65

Segundo um recente estudo , a  vacina contra a gripe , pode ajudar a reduzir a ocorrência de eventos isquêmicos coronarianos ( angina instável e infarto do miocárdio ) , em pacientes com doença arterial coronariana que já está sendo tratada.  Os pesquisadores do Instituto de Cardiologia de Varsóvia ( Polônia ), constataram em seu estudo , que um paciente com doença arterial coronariana vacinado contra a gripe , apresenta uma chance aproximadamente 50% menor de ser internado por doença coronariana aguda. 

O estudo incluiu 660 pacientes , vacinados ou não para a gripe , mas que vinham sob tratamento para a doença arterial coronariana . Estes pacientes forma monitorados para a ocorrência de novos eventos  coronarianos , durante um período de  doze meses de estudo . No grupo de pacientes vacinados , a ocorrência de eventos foi 50% menor , em relação ao grupo não vacinado . As taxas de morte cardíaca em doze meses , não diferiu entre os pacientes vacinados  e os não vacinados , apesar da uma menor freqüência de relatos de estados gripais em pacientes que receberam a vacina , em comparação a aqueles que não receberam .

Segundo os autores do estudo , os mecanismos dos efeitos benéficos da vacina anti-gripe , na doença arterial coronariana ainda não é claro, mas sabe-se que este é mantido ao longo do período de circulação viral. Tais conclusões podem ser atribuíveis não apenas à redução das complicações da gripe , mas também ao bloqueio de certos componentes imunológicos e inflamatórios envolvidos na aterosclerose ( processo de formação de placas de gordura nas artérias ).

Fonte: Eur Heart J ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here