Três xícaras de chá por dia podem reduzir substancialmente o risco de um acidente vascular cerebral (derrame cerebral), de acordo com uma grande revisão de estudos.
Indivíduos que tem o hábito de beber diariamente pelo menos três xícaras de chá (preto ou verde), apresentam um risco relativo 21% menor de ter um derrame cerebral, quando comparados com aqueles que consomem menos de uma xícara por dia, concluiu a Dra. Lenora Arab, da Universidade da Califórnia (Los Angeles,Estados Unidos).
Este efeito preventivo do chá apresenta a mesma magnitude daquele proporcionado pelo exercício físico, capaz de reduzir o risco de um derrame cerebral em 20%, de acordo com estudos anteriores. Esta revisão incluiu nove estudos observacionais com um total de 4.378 casos de derrame cerebral numa população de 194.965 indivíduos.
Estes achados foram consistentes tanto para o chá preto (24% de redução do risco relativo) como para o chá verde (21% de redução do risco relativo). A similaridade dos resultados entre os dois tipos de chá pode ter ocorrido pelo fato de que ambos são produzidos a partir da mesma planta, a Camelia sinensis.
Desta forma, apresentam quantidades similares de antioxidantes. O potencial mecanismo desta ação benéfica permanece ainda especulativa, disseram os autores do estudo. Sabemos que tanto o chá preto como o chá verde demonstraram efeitos benéficos sobre a função vascular, além de reduzirem a pressão arterial e aumentarem a formação do óxido nítrico, uma substância que dilata os vasos. Os chás também são fonte de um determinado aminoácido (theanine), que protege os vasos sanguíneos cerebrais.
Fonte: American Stroke Association(2009).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…