Um quarto dos portadores de insuficiência cardíaca grave morre em um ano, diz estudo

0
145

A insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva é uma condição grave na qual a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes de todo o organismo.

A insuficiência cardíaca  tem muitas causas, incluindo as doenças cardiológicas ou doenças de outros órgãos que afetem o funcionamento do coração. No Brasil, segundo os dados do DATA-SUS, a insuficiência cardíaca  é a principal causa de hospitalização em nosso país.

Os pacientes com insuficiência cardíaca que necessitam ser hospitalizados para compensação constituem um grupo de maior gravidade, pois evoluem com altas taxas de mortalidade e de novas hospitalizações.

Um estudo procurou avaliar as taxas de mortalidade e novas hospitalizações  em 263 pacientes com insuficiência cardíaca grave, internados para compensação, entre janeiro de 2005 e outubro de 2006. Os pacientes encontravam-se em classe funcional III/IV (referiam falta de ar  aos mínimos esforços ou  repouso), a idade média foi de 60 anos, sendo a maioria destes pacientes homens.

Os autores do estudo observaram que o tempo médio de internação foi de 25 dias. Durante a internação 23 (8,8%) morreram. Após a alta, no período médio de seguimento de 370 dias, dos 240 que tiveram alta, 123 (51,2%) procuraram o PS de 1 a 12 vezes (total de passagens: 350), sendo 76 submetidos a novas internações e a média dos dias da re-hospitalização de 23 dias. No primeiro ano de seguimento, 62 (25,8%) pacientes morreram.

Os autores do estudo concluíram que a insuficiência cardíaca continua evoluindo com altas taxas de mortalidade e novas hospitalizações. Esses dados indicam que devemos continuar dando grande atenção aos portadores de insuficiência cardíaca na tentativa de mudar a história natural dos portadores dessa doença cada vez mais frequente.

Fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here