Vacina contra gripe protege o coração

0
175

Estudo comprova impacto da vacinação na prevenção de doenças cardiovasculares.Os idosos que se vacinam contra gripe , ganham proteção também para o coração. Os benefícios são indiretos, já que a partir dos 65 anos, pegar gripe  significa deixar o corpo mais vulnerável a complicações cardiovasculares, como infarto do miocárdio e o derrame cerebral . A boa notícia acaba de ser comprovada por uma pesquisa da Universidade de Minnesota, nos EUA.

Apesar de a relação entre gripe e doenças cardíacas já ser conhecida pelos médicos, é a primeira vez que um grande estudo prova o impacto positivo da vacinação sobre a saúde do coração. Por dois invernos seguidos, estação do  ano em que a incidência de gripe é maior, a saúde de 286 mil pessoas com  65  anos ou mais foi monitorada. Os vacinados foram menos hospitalizados por causa de enfarte, derrame, pneumonia e gripe.

 "O estudo confirma que a vacina diminui o número de complicações da gripe  nos idosos", diz Clélia Maria Aranda, diretora da Divisão de Imunização do  Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo. A pesquisa americana também provou que o risco de morte por causa de doenças cardiovasculares e respiratórias cai pela metade em idosos vacinados.

No Brasil, a gripe tem maior incidência entre abril e julho. O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Juarez Ortiz, diz que nessa época aumentam as internações por doenças cardiovasculares. "As infecções do aparelho respiratório, complicação habitual dos quadros gripais, aumentam os riscos de enfarte e derrame cerebral."

Prevenir :

Para idosos que se imunizavam ontem no Centro de Saúde Vítor Araújo Homem de Mello, em Pinheiros, a pesquisa americana é mais um motivo para se vacinar. "Se há como se proteger contra doenças, é sempre melhor do  que ter de tratar depois", disse o motorista Armando Assis, de 63 anos.Desde que começou a tomar a vacina, Nair Oliveira, de 76 anos, não teve  mais  gripe. Ela conta que antes ficava gripada, de cama, por uma semana. "Se também protege o coração, é bom." O aposentado Gasparino José Pra, de 70 anos, relaxou na imunização no outono  de 2002 e ficou gripado. "Quando tomo a vacina, passo o ano todo sem gripe." Também é assim com Cecília Domingues, de 63. "Por isso, não falho nenhum  ano." Para ela, a proteção para o coração é mais um benefício bem-vindo da  vacina.Ortiz chama a atenção para outro achado do estudo. "A recomendação do  médico  é o principal fator que induz o idoso a se vacinar." Até o dia 30,  brasileiros com 60 anos ou mais podem se vacinar gratuitamente contra a gripe nos postos públicos de saúde.

Fonte: Estadão de São Paulo – Luciana Miranda

www.portaldocoracao.com.br        

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here