Existem diferenças substanciais em relação à distribuição do tecido gorduroso entre homens e mulheres. Um estudo britânico avaliou a deposição de gordura em homens e mulheres, bem como, sua relação com o risco de infarto do miocárdio (ataque cardíaco).
Os autores do estudo concluíram que o acúmulo central de gordura, ou seja, localizada acima da cintura, conferiu um risco maior de infarto do miocárdio em mulheres do que em homens.
A gordura central pode ser avaliada através da circunferência abdominal. Valores maiores que 80 cm para as mulheres e 94 cm para os homens são considerados de maior risco, independente do índice de massa corporal (peso dividido pela altura ao quadrado). Outra forma de avaliar a obesidade central é através da relação cintura-quadril, a qual deve ser de no máximo 0,80 para mulheres e 0,90 para homens.
Pesquisadores britânicos avaliaram dados de cerca de 500 mil pessoas de 40 a 69 anos, entre os anos de 2006 e 2010, em todo o Reino Unido. Os participantes do estudo foram avaliados quanto ao seu índice de massa corporal, circunferência abdominal e relação cintura-quadril.
Durante cerca de 7 anos de seguimento foram registrados 5.710 casos de infarto do miocárdio. Após análises estatísticas, os autores do estudo concluíram que, embora as 3 medidas de adiposidade, quando elevadas, aumentavam o risco de infarto do miocárdio em ambos os sexos, uma maior cintura abdominal ou relação cintura-quadril conferiu um risco maior de infarto do miocárdio nas mulheres do que nos homens.
A relação cintura-quadril também foi mais fortemente associada ao risco de infarto do miocárdio que o índice de massa corporal em ambos os sexos, especialmente nas mulheres.
Fonte: Journal of the American Heart Association.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…