O café da manhã ou desjejum apresenta um importante papel no que se refere à alimentação, por ser a primeira fonte de nutrientes que o corpo recebe para garantir a energia necessária às atividades de cada indivíduo durante o seu dia.
Os alimentos mais indicados para o consumo neste horário são basicamente:
– Carboidratos :
Pães, torradas, cereais matinais,bolachas e barrinhas de cereais ( preferencialmente 1 a 2 tipos de alimentos deste grupo ). Para quem busca redução do peso cuidar com as quantidades e evitar os que apresentam maior adição de açúcar e gorduras principalmente os doces e recheados. Valorizar produtos integrais.
– Frutas :
É importante que pelo menos uma opção de fruta esteja presente no café da manhã . Quanto maior a diversidade deste grupo, melhor o aproveitamento de vitaminas e minerais , os quais variam de fruta para fruta
– Leite e derivados (queijose iogurtes) :
Ingira pelo menos 1 a 2 opções . Valorizar as versões que são desnatadas desnatadas.
Não se alimentar pela manhã pode interferir na concentração e no desempenho das atividades realizadas no início e no decorrer do dia. Além disso, ficar muito tempo sem se alimentar interfere também no gasto energético do corpo. O metabolismo fica mais lento, pois o corpo tende a economizar energia por não saber “quando será a sua próxima refeição”. Isto é péssimo principalmente para quem quer emagrecer.
O café da manhã é um auxílio no controle do apetite para as próximas refeições do dia, além disso, estimula o gasto de energia para digestão e absorção dos alimentos consumidos. As pessoas devem sim tomar o café da manhã, mas é necessário que cuidem das quantidades e valorizem alimentos saudáveis para tal momento.
CAPRICHE NA DOSE DE SAÚDE DE SEU CAFÉ DA MANHÃ!!!!
Dra. Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…