A cintilografia de perfusão miocárdica estima o risco de infarto do miocárdio e morte cardíaca

0
831

A cintilografia de perfusão miocárdica é o exame que avalia o fluxo de sangue para o músculo do coração através das artérias coronárias. Com esse exame é possível identificar obstruções nas coronárias, bem como estimar a probabilidade da pessoa ter um infarto do miocárdio ou morte de causa cardíaca. Ainda pode-se estimar a extensão de um infarto prévio e avaliar a contração do músculo e o tamanho da cavidade cardíaca (volume do coração).

Como se preparar para o exame?

1- Chegar 15 minutos antes do horário marcado;

2- Não é necessário jejum;

3- Não ingerir alimentos e medicamentos que contenham cafeína (chá, café, chimarrão, refrigerantes, chocolates e algumas medicações, como, por exemplo, Neosaldina) nas 24 horas que antecedem a etapa do esforço;

4- Comparecer trajando roupa e calçado confortáveis (de preferência tênis) para a realização de um teste de esforço. As mulheres devem usar sutiã e evitar usar vestidos para facilitar a colocação dos eletrodos;

5- Trazer exames anteriores referentes ao coração, como teste de esforço, cateterismo, ecocardiograma, entre outros;

6- Verificar com o médico a suspensão do medicamento. Geralmente, recomenda-se a interrupção de:

  • Betabloqueadores: por 3 dias;
  • Bloqueadores dos canais de cálcio: por 2 dias;
  • Nitratos: por 1 dia.

Como é feito o exame?

Etapa do Repouso

1-Primeiramente, quando o paciente chega ao laboratório nuclear, é feita uma injeção de um material que permite estudar o coração (sestamibi). Este material não causa efeitos colaterais significativos.

2-Após o paciente aguarda cerca de 60 minutos para iniciar a realização das imagens do coração, que dura cerca de 10 minutos. Durante a aquisição é extremamente importante que o paciente procure não se mexer, podendo respirar normalmente.

Etapa de exercício físico

1-O paciente será preparado para o teste de esforço;

2-O material será injetado durante o exercício;

3-Cerca de 30 a 60 minutos após o término do exercício físico, o paciente retornará para a sala de exames. Então, novas imagens do coração serão obtidas e comparadas com as imagens do coração em repouso. Informações importantes são extraídas desta avaliação.

E se eu não consigo caminhar na esteira?

Pode-se utilizar outros tipos de protocolos, associando medicamentos (Dipiridamol, Adenosina ou Dobutamina);

Para aqueles que conseguem andar um pouco, mas não o suficiente para um bom teste, podemos utilizar uma combinação dos protocolos. O paciente inicia o teste com o Dipiridamol e faz uma caminhada leve na esteira por alguns minutos, quando o material é injetado.

Existe alguma precaução após o exame?

No caso de ter suspendido algum medicamento para a realização do exame, por orientação de seu médico assistente, as medicações devem ser retomadas após a realização da etapa de esforço ou conforme prescrito pelo seu médico.

Fonte: Quanta Diagnóstico e Terapia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here