Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

A hipertensão arterial causa ou melhora a dor de cabeça?
Destaques, Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial causa ou melhora a dor de cabeça? 

A  hipertensão arterial, conhecida como “pressão alta”, é  uma  doença  de  origem multifatorial (apresenta várias causas), geralmente assintomática, e que caracteriza-se pela elevação persistente dos níveis da pressão arterial.

Sua presença  aumenta o risco do desenvolvimento de complicações cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (derrame cerebral), infarto do miocárdio (ataque cardíaco), insuficiência cardíaca (coração fraco),  doenças da aorta (aneurismas e outras), retinopatia (comprometimento da retina dos olhos) e insuficiência renal (falência dos risn).

A hipertensão arterial  é o mais importante fator de risco cardiovascular, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da aterosclerose (desenvolvimento de placas de  gordura, chamadas de ateromas, na parede das diversas artérias do organismo).

É uma doença que não costuma causar sintomas, por isso, é conhecida como a “matadora silenciosa”. Sintomas como dor de cabeça, mal estar, tonturas e sangramento nasal não apresentam uma boa correlação com níveis elevados da pressão arterial.

Não é incomum que o diagnóstico de hipertensão arterial seja realizado apenas na vigência das complicações cardiovasculares mencionadas acima. Exames que correlacionam os níveis de pressão arterial do paciente com os seus sintomas, como a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) demonstram que não há uma relação significativa entre o sintoma de dor de cabeça (cefaleia) e níveis elevados da pressão arterial. Por outro lado, estudos populacionais têm demonstrado que há uma prevalência menor de crises de enxaqueca entre hipertensos, quando comparados aos normotensos.

O fato é que a melhor forma de diagnosticar precocemente a hipertensão arterial é através de medidas da pressão arterial realizadas no consultório médico e, na maioria dos casos, confirmadas posteriormente através da MAPA.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados