Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

A maioria dos desportistas de SP nunca fez um exame cardiológico, diz pesquisa
Destaques, Fitness

A maioria dos desportistas de SP nunca fez um exame cardiológico, diz pesquisa 

Uma pesquisa feita pelo Instituto Dante Pazzanese, hospital da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, referência nacional em cardiologia, apontou que 65% dos  esportistas que passam pelo departamento de medicina esportiva deste hospital, nunca haviam feito um exame cardiológico antes de ingressarem nos esportes.

Além disso, aproximadamente 8% dos pacientes têm algum tipo de doença ou fator de risco prévio, acarretando um maior risco de complicações cardiovasculares como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou arritmias cardíacas graves durante suas competições esportivas.

Outro problema comumente detectado nos atletas é a taxa de colesterol elevada, que pode causar a doença arterial coronariana (presença  de placas de gordura na parede das artérias do coração), fruto de uma  alimentação inadequada e ausência de uma orientação nutricional especializada. Por ano, o departamento de medicina esportiva do Instituto Dante Pazzanese realiza cerca de 3.600 atendimentos.

“A maioria dos atletas é jovem e nunca sentiu nenhum sinal ou sintoma de doença cardiológica, por isso eles acham que não precisam procurar um cardiologista”, explica o cardiologista Nabil Ghorayeb,  que é o responsável pelo departamento.Segundo ele, o fato de um esportista não passar  por um acompanhamento cardiológico mais detalhado pode esconder o risco de uma doença capaz de desencadear um evento cardiovascular durante uma sessão desportiva.

No departamento de medicina esportiva, o principal objetivo é detectar possíveis problemas no coração e preveni-los. O atleta atendido pela equipe médica passa por uma série de consultas e exames complementares, como análises laboratotriais mínimas , eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico ou teste de esforço, ecocardiograma (ultrassom do coração) e o teste cardiopulmonar (ergoespirometria).

Fonte: Secretaria da Saúde-SP.

 

Artigos relacionados