O alcoolismo é um grave problema social nos tempos atuais.Um estudo teve como objetivo avaliar os fatores determinantes da adesão a um programa de combate ao alcoolismo.
A medida da adesão tem sido considerada como um alternativa objetiva e versátil para avaliação do resultado do tratamento de alcoolistas. Foram estudados cerca de 300 alcoolistas que concluíram a fase de avaliação do programa.Os autores do estudo avaliaram todos os fatores determinantes da adesão dos pacientes ao programa de combate ao alcoolismo.
Após uma análise estatística, os autores concluíram que: ter filhos; ter uma relação conjugal estável; ter consciência e aceitação de seus problemas psicológicos; ter sofrido esquecimento ou fraqueza recentemente; sentir-se irritado quando alcoolizado; beber sozinho; apresentar outra doença psiquiátrica; já ter procurado tratamento previamente para alcoolismo com psiquiatria e o uso anterior de antidepressivos, foram indicadores de adesão ao tratamento.
Por outro lado, alguns fatores associaram-se negativamente ao processo de adesão: redução do consumo de álcool apenas por influência familiar; sentir-se insatisfeito quando sóbrio; sentir-se auto-suficiente ou conformado quando alcoolizado; início do consumo de álcool com idade acima da média do grupo e ter-se envolvido em agressão física com amigos.
Os resultados destes estudo sugerem a necessidade do desenvolvimento de estratégias diferenciadas para o cuidado de determinados grupos de pacientes alcoolistas, além de contribuir para simplificar as rotinas de avaliação destes indivíduos.
Fonte:J Bras Psiquiatr(2008).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…