Alcoolismo: Estudo avalia os fatores que influenciam na adesão ao tratamento

0
268

O alcoolismo é um grave problema social nos tempos atuais.Um estudo teve como objetivo avaliar os fatores determinantes da adesão a um programa de combate ao alcoolismo.

A medida da adesão tem sido considerada como um alternativa objetiva e versátil para avaliação do resultado do tratamento de alcoolistas. Foram estudados cerca de 300 alcoolistas que concluíram a fase de avaliação do programa.Os autores do estudo avaliaram todos os fatores determinantes da adesão dos pacientes ao programa de combate ao alcoolismo.

Após uma análise estatística, os autores concluíram que: ter filhos; ter uma relação conjugal estável; ter consciência e aceitação de seus problemas psicológicos; ter sofrido esquecimento ou fraqueza recentemente; sentir-se irritado quando alcoolizado; beber sozinho; apresentar outra doença psiquiátrica; já ter procurado tratamento previamente para alcoolismo com psiquiatria e o uso anterior de antidepressivos, foram indicadores de adesão ao tratamento.

Por outro lado, alguns fatores associaram-se negativamente ao processo de adesão: redução do consumo de álcool apenas por influência familiar; sentir-se insatisfeito quando sóbrio; sentir-se auto-suficiente ou conformado quando alcoolizado; início do consumo de álcool com idade acima da média do grupo e ter-se envolvido em agressão física com amigos.

Os resultados destes estudo sugerem a necessidade do desenvolvimento de estratégias diferenciadas para o cuidado de determinados grupos de pacientes alcoolistas, além de contribuir para simplificar as rotinas de avaliação destes indivíduos.

Fonte:J Bras Psiquiatr(2008).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here