Angina do peito é mais grave em mulheres

0
158

A  angina do peito  ou  angina pectoris , é uma dor ou desconforto transitório  localizado na região anterior do tórax ,  sentido como  uma sensação de pressão , aperto  ou queimação . Essa doença  ocorre , quando o músculo cardíaco (  miocárdio ) ,  não recebe uma quantidade  suficiente de sangue e oxigênio. Este processo é chamado de isquemia miocárdica ou isquemia coronariana  . Esta  deficiência de oxigenação  pode ser fruto de um aumento das suas necessidades  , por uma  diminuição da oferta ou , ainda , por ambos  mecanismos .

 

As necessidades de oxigênio do coração são determinadas pelo seu  grau de esforço, isto é, pela freqüência e a intensidade dos batimentos cardíacos. O esforço físico e as emoções  aumentam o trabalho cardíaco e a demanda de oxigênio por parte do coração . Artérias que apresentam algum estreitamento ou obstrução , aonde o fluxo sangüíneo para o miocárdio não pode ser aumentado para suprir uma maior necessidade de oxigênio, podem ocasionar  crises de  angina do peito .  A principal causa  da angina do peito é  a doença arterial coronariana  , ou seja , a presença de placas de gordura ( ateromas )  na parede das artérias do coração

A angina de peito, é mais perigosa para mulheres do que para homens, segundo um estudo divulgado pela revista Journal of the American Medical Association (JAMA ) . O estudo, realizado por cientistas do University College London (UCL), afirma que o mal ataca com a mesma freqüência homens e mulheres, ao contrário do infarto do miocárdio, cuja incidência é maior no sexo masculino. Isso significa que os médicos deveriam prestar mais atenção quando o problema é diagnosticado numa mulher, segundo os cientistas. A conclusão foi tirada a partir da análise dos antecedentes médicos de mais de 100 mil pessoas. Por ano, duas em cada 100 mulheres desenvolvem angina, que indica de um problema cardíaco.

Fonte: Diário Catarinense – SC ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here