A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União, a resolução que proíbe o comércio e importação de qualquer dispositivo eletrônico de fumar, popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos, e-cigarretes, e-ciggy e ecigar, entre outros. A resolução atinge especialmente os produtos que se apresentam como alternativa ao tratamento do tabagismo.
A medida é válida para todo o país e levou em consideração a falta de comprovação científica sobre a eficácia e segurança do produto.O cigarro eletrônico nunca teve registro no país. Após uma consulta pública, que contou com a participação de órgãos de defesa do consumidor, a Anvisa decidiu pela proibição do produto.
A medida abrange ainda acessórios e refis destinados ao uso nos dispositivos, assim como a propaganda, a publicidade e a promoção, inclusive na Internet, desses produtos. Vendidos on-line, estes dispositivos geralmente contêm cartuchos cheios de nicotina, com sabor característico (como chocolate ou menta). O cigarro eletrônico é altamente viciante, e o vapor produzido acaba sendo inalado pelo usuário.
Os cigarros eletrônicos podem aumentar as taxas de tabagismo entre os jovens e podem levar as crianças a experimentá-los, inclusive estimulando o consumo dos cigarros convencionais, que são conhecidos por causar inúmeras doenças e levar à morte prematura.
Atualmente não existem estudos clínicos que demonstrem a segurança dos cigarros eletrônicos .Os potenciais riscos à saúde representados pelo uso dos cigarros eletrônicos foram abordadas em um 22 de julho de 2009, em uma conferência do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).Durante a conferência, os participantes salientaram a importância dos pais estarem cientes dos possíveis malefícios à saúde causados pelos cigarros eletrônicos. As autoridades salientaram aos pais de crianças e adolescentes, que estes produtos não são seguros para o uso de seus filhos.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…