Associação de medicamentos é um opção para quem não consegue deixar de fumar

0
142

A utilização de medicamentos é um recurso adicional para o tratamento do tabagismo, quando a abordagem comportamental e o uso isolado de uma medicação são insuficientes pela presença de um elevado grau de dependência à nicotina.

Os medicamentos com evidências de eficácia  são classificados em nicotínicos e não nicotínicos, e todos agem diminuindo os sintomas de abstinência da nicotina.

A terapia de reposição de nicotina (TRN), a bupropiona (antidepressivo, conhecido comercialmente como Zyban, Bup ou Zetron) e a vareniclina (comercialmente conhecida como Champix) são considerados os medicamentos de primeira linha, enquanto que a nortriptilina e a clonidina são os medicamentos de segunda linha no tratamento.

Combinações de medicamentos

Certas combinações de medicamentos de primeira linha, como a bupropiona e a TRN, têm demonstrado efetividade na cessação do tabagismo.  Os resultados sugerem que, embora a terapia combinada seja melhor do que a TRN sozinha, ela foi equivalente  apenas ao tratamento isolado com a bupropiona.

A despeito da melhora das taxas de cessação, ainda não está muito claro o quanto essas combinações podem ser eficazes para ajudar na cessação do tabagismo.As combinações com comprovação de eficácia são:

– Uso prolongado de adesivos de nicotina (mais que 14 semanas) + outra terapia de substituição de nicotina (goma ou spray);

– Adesivos de nicotina + inaladores de nicotina;

– Adesivos de nicotina + bupropiona. Esta associação é aprovada pelo orgão americano FDA (Food and Drug Adminstration).

Fonte: Diretrizes para Cessação do Tabagismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here