A utilização de medicamentos é um recurso adicional para o tratamento do tabagismo, quando a abordagem comportamental e o uso isolado de uma medicação são insuficientes pela presença de um elevado grau de dependência à nicotina.
Os medicamentos com evidências de eficácia são classificados em nicotínicos e não nicotínicos, e todos agem diminuindo os sintomas de abstinência da nicotina.
A terapia de reposição de nicotina (TRN), a bupropiona (antidepressivo, conhecido comercialmente como Zyban, Bup ou Zetron) e a vareniclina (comercialmente conhecida como Champix) são considerados os medicamentos de primeira linha, enquanto que a nortriptilina e a clonidina são os medicamentos de segunda linha no tratamento.
Combinações de medicamentos
Certas combinações de medicamentos de primeira linha, como a bupropiona e a TRN, têm demonstrado efetividade na cessação do tabagismo. Os resultados sugerem que, embora a terapia combinada seja melhor do que a TRN sozinha, ela foi equivalente apenas ao tratamento isolado com a bupropiona.
A despeito da melhora das taxas de cessação, ainda não está muito claro o quanto essas combinações podem ser eficazes para ajudar na cessação do tabagismo.As combinações com comprovação de eficácia são:
– Uso prolongado de adesivos de nicotina (mais que 14 semanas) + outra terapia de substituição de nicotina (goma ou spray);
– Adesivos de nicotina + inaladores de nicotina;
– Adesivos de nicotina + bupropiona. Esta associação é aprovada pelo orgão americano FDA (Food and Drug Adminstration).
Fonte: Diretrizes para Cessação do Tabagismo.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…