A fumaça do cigarro apresenta mais de 4.700 substâncias nocivas ao organismo humano. A nicotina é a substância psicoativa responsável pelo desenvolvimento da dependência química. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, mas com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 6 segundos (2 a 4 segundos mais rápido do que a cocaína).
É normal que ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis. É a síndrome de abstinência. No entanto, as dificuldades serão menores a cada dia que passa. Dados estatísticos revelam que os fumantes quando comparados aos não fumantes, apresentam:
– Um risco cerca de 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, uma das neoplasias mais fatais;
– Um risco cerca de 5 vezes maior de sofrer um infarto do miocárdio (ataque cardíaco). Quem fuma apenas 5 a 10 cigarros por dia , dobra o seu risco relativo de um infarto. Aqueles que fumam 40 cigarros por dia ou mais, esse risco relativo é cerca de oito vezes maior;
– Um risco cerca de 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica), tornando o tabagista mais vulnerável à pneumonias fatais;
– Um risco cerca de 2 vezes maior de sofrer de acidente vascular cerebral (derrame cerebral);
– Em mulheres grávidas, o tabagismo aumenta a chance de um parto prematuro em 40%, um aborto espontâneo em 70% e o nascimento de um filho com baixo peso em cerca de 200%.
Benefícios em parar de fumar
– Se você parar de fumar agora… após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação diminuirão. Após 2 horas, não haverá mais nicotina no seu sangue. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 2 dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros dos alimentos e o seu paladar já degusta a comida de uma forma melhor;
-Além disso , seu hálito melhora e seu cabelo não terá mais cheiro de fumaça. Após 3 semanas, sua respiração ficará mais fácil e a circulação sanguínea estará muito melhor. Após 2 anos, o risco de um infarto do miocárdio diminuirá em cerca de 50% (metade deste benefício já é obtido nos primeiros 6 meses );
– Após 5 a 10 anos, o risco de sofrer de um infarto do miocárdio, será igual ao de alguém nunca fumou;
– Você aumentará sua perspectiva de vida em cerca de 5 anos .Quanto mais cedo você parar de fumar , menor será o seu risco de se dar mal. Quem não fuma, vive mais e melhor!
Fonte: INCA.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…