Joseph Pilates (1980-1967) nasceu na Alemanha. Desde criança foi muito doente, sendo acometido por doenças como a asma brônquica, moléstia reumática e o raquitismo. Visando superar a sua fragilidade física, resolveu dedicar-se a esportes como ginástica, boxe e luta romana, para adquirir vigor físico e um corpo mais saudável.
Ao mesmo tempo que se exercitava, o jovem Pilates passou a estudar filosofia humana. Desenvolveu um especial interesse sobre a fisiologia da musculatura corporal. Estudou diversas formas de se exercitar, incluindo as técnicas ocidentais e orientais. A combinação de todas essas práticas o capacitaram a formular um método único, que no início ele chamou de “Contrology” e, atualmente, é amplamente conhecido como método Pilates.
A aula de Pilates é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos e com bastante trabalho na linha do abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante e nunca passivamente. Você controla os equipamentos executando os exercícios, desta forma, fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios são feitos na horizontal, com e sem aparelhos. Muitos dos exercícios foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), que eliminam a tensão. Os especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos.
Benefícios dos exercícios Pilates em idosos
– Alivia o estresse e as dores musculares.
– Aumenta o equilíbrio e a coordenação, por isso, pode ajudar a prevenir quedas em idosos.
– Aumenta a energia, flexibilidade e força muscular.
– Aumenta a autoestima.
– Alonga e tonifica a musculatura.
– Corrige a postura.
– Previne lesões.
Precauções antes de iniciar os exercícios Pilates
– Antes de iniciar qualquer atividade física, procure a orientação de um médico.
– Para obter todos os benefícios do método Pilates, procure realizá-los sempre com a orientação de um profissional qualificado.
– Desligue o seu telefone celular e procure um local tranquilo, com um fundo musical agradável e suave.
– Use uma roupa bem confortável. Seus pés devem estar descalços.
– Realize os exercícios na frente do espelho para corrigir a sua postura.
– Não se exercite caso você não esteja se sentindo bem, após comer algo pesado, estando alcoolizado, sentindo dores ou se estiver sob um tratamento específico que possa contraindicar esta prática (nestes casos procure uma orientação médica).
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…