Brasileiros ingerem sal de forma excessiva, revela pesquisa

0
127

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. A ingestão excessiva de sal (cloreto de sódio) é um elemento importante tanto para o surgimento, como para a manutenção do quadro hipertensivo.Cerca de 25% dos adultos brasileiros são hipertensos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), que mostrou a quantidade diária de sódio consumida pela população brasileira é extramente excessiva. Segundo o estudo, o consumo de sódio no Brasil excede largamente a recomendação máxima para esse nutriente em todas as regiões brasileiras e em todas as classes de renda. O sal de cozinha é responsável por 70% deste consumo diário.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cada pessoa deve consumir até 2 gramas de sódio  por dia.Isso equivale a 5 gramas de sal de cozinha. sabemos que apenas 500mg (meia grama) de sódio diários, já seriam suficientes para atender as demanads metabólicas da maioria das pessoas.  Mas o excesso de sódio é verificado nos produtos industrializados, que são cada vez mais consumidos pela população. A indústria alimentícia utiliza o sódio como um dos conservantes dos alimentos.

O grupo da USP analisou quase 100 mil registros de compra de alimentos, com base em dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada no país entre julho de 2002 e junho de 2003. O cálculo da quantidade de sódio, média consumida por dia, foi feito tendo como  base uma dieta alimentar de 2.000 kcal.Um dos autores do estudo, afirma que “para o país como um todo, a quantidade de sódio disponível para consumo  foi de 4,5 gramas por pessoa por dia, portanto mais de duas vezes superior ao limite máximo de consumo de 2 gramas. Em nenhuma região brasileira a disponibilidade domiciliar de sódio foi inferior a 4 gramas por dia.

Fonte:Revista Brasileira de Saúde Pública(2006).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here