Chá verde pode diminuir a propagação do câncer de próstata, diz estudo

0
113

Um estudo recente demonstrou que compostos ativos encontrados no chá verde podem diminuir a progressão do câncer de próstata.Estes compostos diminuem os níveis de certas  proteínas que favorecem o crescimento deste  tipo de tumor.

Para o estudo, os pesquisadores usaram cápsulas contendo epigalocatequina galato, um extrato de chá verde que apresenta propriedades antioxidantes.Vinte e seis pacientes portadores câncer de próstata, com idades entre 41 até 68 anos, ingeriram quatro cápsulas por dia do extrato (algo equivalente a beber doze xícaras de chá verde por mês), antes de terem as suas próstatas removidas cirurgicamente.

Exames de sangue mostraram redução dos níveis de três proteínas associadas com o crescimento e a propagação do câncer de próstata. Os níveis do hepatocyte growth factor (HGF) diminuíram em 18,9%, os níveis do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) em 9,9%, e o do antígeno prostático específico (PSA)  em 10,4%.O HGF e o VEGF são produzidos quando os tumores se propagam e alguns pacientes apresentaram uma “significativa” redução do seus níveis (mais de 30%), disseram os autores do estudo.

Poucos efeitos colaterais foram relatados e a função hepática dos pacientes permaneceu normal. Os pesquisadores ressaltaram que o estudo foi pequeno, sendo desta forma, necessários mais estudos para confirmar estes resultados.

Fonte:Cancer Prevention Research.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here