Um estudo sueco publicado no Journal of Internal Medicine, sugere que o consumo de chocolate pode diminuir o risco de morte entre as vítimas de um ataque cardíaco. Pesquisadores acompanharam 1.169 pacientes não-diabéticos internados com infarto do miocárdio (ataque cardíaco) entre os anos de 1992 e 1994, moradores da cidade de Estocolmo (Suécia).
Os participantes relataram o seu consumo habitual de chocolate durante os últimos 12 meses, através de um questionário padronizado, que foi distribuído a todos os infartados durante o período de internação. Estes pacientes foram submetidos a exames médicos a cada três meses após a alta hospitalar. Os participantes foram acompanhados durante oito anos, com o objetivo de detectar possíveis internações e novos casos de morte. Os pesquisadores descobriram que o consumo de chocolate tinha uma relação inversa com as mortes de origem cardíaca.
O chocolate, quando consumindo menos de uma vez por mês, até uma vez por semana e duas ou mais vezes por semana, associava-se com 27%, 44% e 66% de redução na mortalidade cardíaca, respectivamente. Em contraste, a ingestão de outros doces não foi associada com uma menor mortalidade cardíaca. Os autores do estudo concluem dizendo que novos estudos observacionais, maiores e de longo prazo, são necessários para demonstrar definitivamente os efeitos benéficos do chocolate nestes pacientes.
Fonte: Journal of Internal Medicine.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…