Chocolate diminui o risco de morte após um ataque cardíaco, diz estudo

0
286

Um estudo sueco publicado no Journal of Internal Medicine, sugere que o consumo de chocolate pode diminuir o risco de morte entre as vítimas de um ataque cardíaco. Pesquisadores acompanharam 1.169 pacientes não-diabéticos internados com infarto do miocárdio (ataque cardíaco) entre os anos de 1992 e 1994, moradores da cidade de Estocolmo (Suécia).

Os participantes relataram o seu consumo habitual de chocolate durante os últimos 12 meses, através de um questionário padronizado, que foi distribuído a todos os infartados durante o período de internação. Estes pacientes  foram submetidos a exames médicos a cada três meses após a alta hospitalar. Os participantes foram acompanhados durante oito anos, com o objetivo de detectar possíveis internações e novos casos de morte. Os pesquisadores descobriram que o consumo de chocolate tinha uma relação inversa com as mortes de origem cardíaca.

O chocolate, quando consumindo menos de uma vez por mês, até uma vez por semana e duas ou mais vezes por semana,  associava-se com 27%, 44% e 66% de redução na mortalidade cardíaca, respectivamente. Em contraste, a ingestão de outros doces não foi associada com uma menor mortalidade cardíaca. Os autores do estudo concluem dizendo que novos estudos observacionais, maiores e de longo prazo, são necessários para demonstrar definitivamente os efeitos benéficos do chocolate nestes pacientes.

Fonte: Journal of Internal Medicine.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here