Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Cirurgia bariátrica cura mais de três quartos dos diabéticos obesos, diz revisão
Destaques, Diabete Melito, Emagrecimento, Obesidade

Cirurgia bariátrica cura mais de três quartos dos diabéticos obesos, diz revisão 

A prevalência da associação entre obesidade e diabete melito tem crescido na maior parte do mundo. Uma revisão de vários estudos teve como objetivo principal determinar o impacto da cirurgia bariátrica em obesos portadores de diabete melito do tipo 2.

Esta revisão incluiu todos os estudos publicados entre os anos de 1990 e 2006, englobando um total de 11.175 pacientes. A idade média dos indivíduos era de 40,2 anos, o índice massa corporal (IMC) médio era de 47,9 kg/m2, e cerca de 80% eram mulheres. Aproximadamente  10% destes pacientes já tinham sido submetidos à procedimentos bariátricos prévios.

A análise dos resultados demonstrou que após a cirurgia bariátrica havia uma redução de 55,9% do excesso de peso. Cerca de 78,1% dos obesos diabéticos obtiveram resolução total de seu quadro após a cirurgia, e o diabete melhorava ou era resolvido totalmente em 86,6% dos pacientes estudados.

A perda de peso seguida da resolução do diabete melito era maior nos casos das cirurgias restritivas (que diminuem o tamanho de estômago) e disabsortivas (que diminuem a área de absorção dos alimentos pelos intestinos).

Os autores da revisão concluem que as manifestações clínicas e laboratoriais do diabete melito do tipo 2 eram resolvidas ou melhoradas na grande maioria dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, principalmente nos casos associados a grandes perdas de peso, mantidas por dois anos ou mais.

Fonte: American Jounal of Medicine.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios estão marcos com *