A prevalência de obesidade mórbida é crescente na população mundial. Existem dúvidas a respeito da segurança das cirurgias bariátricas em certos grupos etários , como os adolescentes e os idosos. Um estudo publicado no periódico Journal of Surgical Research , avaliou os resultados das operações de by-pass gástrico (ligação do estômago com o intestino) , em pacientes com obesidade mórbida , em indivíduos com idade abaixo e acima dos 55 anos, no estado do Texas (Estados Unidos).
Pacientes com mais de 55 anos de idade corresponderam a 10,7% da amostra. O número de pacientes submetidos a by-pass gástrico aumentou em ambos os grupos etários. A porcentagem de pacientes mais velhos passou de 8,5% em 1999 para 16,3% em 2005.A população idosa era mais do sexo masculino e mais propensa a ser de raça branca, ter mais doenças associadas ( como hipertensão arterial , diabete melito e anormalidades do colesterol e suas frações ) e, em geral , necessitavam de um período de internação hospitalar maior. A taxa de mortalidade hospitalar foi de 0,47% no grupo mais velho e 0,15% no grupo mais jovem.
A idade foi um preditor independente de risco de morte , após ajustes para o sexo, raça, ano da operação e a gravidade da doença. Estes dados mostram que a cirurgia bariátrica tem ganhado popularidade entre os obesos jovens e velhos. O procedimento é seguro em pacientes mais velhos, apesar da maior morbidade e mortalidade.
Fonte: Journal of Surgical Research (2008) – Bibliomed
Comentário:
A idade é um fator de risco de morte e complicações, relacionados à cirurgia bariátrica , que age de uma forma independente. Devemos lembrar também que a idade , é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares , causa comum de morte entre obesos mórbidos. Embora menos comum do que nos obesos jovens , a cirurgia bariátrica pode ser indicada em pacientes mais velhos , com um risco de morte muito baixo , quando realizada em centros médicos com experiência no procedimento. Cabe ao médico assitente avaliar a relação entre os riscos e os benefícios dos pacientes na hora de indicar uma cirugia bariátrica.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…