Clínicas e consultórios que priorizam pacientes particulares poderão ser multados, alerta ANS

0
73

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – responsável pela fiscalização de planos de saúde privados – poderá intervir em casos de demora ou atraso na marcação de exames e consultas médicas. A ANS informou que a recusa de atendimento por parte de agentes de operadora de planos de assistência à saúde constitui infração.

Quem se sentir prejudicado deve entrar em contato com a ANS e registrar a queixa. O jornal O Globo mostrou em matérias durante a semana passada as emergências de hospitais particulares do estado do Rio de Janeiro que estão lotadas e conforme informações uma das causas apontadas é a falta de opções dos beneficiários de planos de saúde para marcar consultas.

De acordo com a nota da agência, o número de reclamações ainda é pequeno na cidade do Rio e na Região Metropolitana do estado. Nas duas áreas, a quantidade de usuários de planos vem crescendo e chegou a 4,2 milhões (sendo 3,1 milhões só na capital).

A ANS não permite nem mesmo uma prática comum nos consultórios e clínicas que é a reserva de vagas para pacientes que pagam pelo atendimento particular ou para receber pacientes que precisam de procedimentos de internação de maior valor.

As práticas são passíveis de multa. As denúncias podem ser feitas por telefone (08007019656) ou internet (www.ans.gov.br).

Fonte:Associação Paulista de Medicina(2009).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here