Como prevenir o aparecimento do diabete melito do tipo 2 ?

0
173

O diabete melito do tipo 2 costuma surgir após os 35 anos de idade , apresentando uma estreita relação com à obesidade central (acima da cintura), hipertensão arterial e as anormalidades do colesterol. Essa constelação de fatores de risco associados é chamada de síndrome metabólica.

Devido a erros alimentares e ao sedentarismo crescente em nossos dias, o diabete melito do tipo 2 tem se tornado em uma epidemia mundial, trazendo consigo aumento na ocorrência de complicações microvasculares (comprometimento dos nervos, rins e a retina dos olhos) e macrovasculares (infarto do miocárdio e derrame cerebral).

Os pacientes com intolerância à glicose (glicemia de jejum entre 110 e 125 mg/dl e/ou glicemia de 2 horas no teste de tolerância à glicose entre 140 e 199 mg/dl) seriam os indivíduos com maior potencial de benefício com medidas de prevenção.  São esses pacientes que, atualmente, são alvo dos estudos clínicos de prevenção de diabetes tipo 2. No estudo DPP (Diabetes Prevention Program) ,  avaliando  o grupo  controle formado por pacientes com intolerância à glicose, observou-se um risco de 11% ao ano para desenvolver diabete melito do tipo 2.

Pacientes que tiveram diabetes gestacional previamente, com ou sem intolerância à glicose atual, também apresentam risco elevado para diabete  e podem se beneficiar de uma medida preventiva.

Nos pacientes de alto risco para desenvolver diabete melito do tipo 2 , as opções de prevenção incluem medidas  não medicamentosas  e medicamentosas. As primeiras incluem mudança nos hábitos alimentares e exercícios físicos, com uma conseqüente perda de peso. Atualmente, existem evidências de que metformina(Glifage), acarbose (Glucobay), rosiglitazona (Avandia), pioglitazona (Actos) e o orlistat (Xenical) poderiam  prevenir ou atrasar o aparecimento do diabete melito do tipo 2.

Fonte:Projeto Diretrizes- AMB e CFM(2006).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here