O diabete melito é um importante fator de risco para o surgimento da aterosclerose coronariana (formação de placas de gorduras nas artérias do coração) e suas manifestações clínicas, como a angina do peito, infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca.
Embora a decisão possa ser individualizada, de acordo com a análise clínica do médico assistente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia faz as seguintes recomendações sobre a pesquisa de aterosclerose coronariana assintomática em diabéticos (isquemia miocárdica silenciosa):
– Não há indicação para pesquisa de isquemia miocárdica silenciosa de rotina, nem para realização rotineira de angiotomografia das coronárias.
-A realização de um eletrocardiograma anual pode ser feita, embasada na ideia que é um teste simples e de baixo custo, já realizado de rotina na maioria das consultas cardiológicas. Por outro lado, os testes funcionais (como o teste de esforço, por exemplo) não devem ser realizados em pacientes assintomáticos, a não ser nas seguintes condições:
1- Eletrocardiograma em repouso alterado.
2- Sintomas equivalentes anginosos, como dispneia (falta de ar) aos esforços.
3- Presença de doença arterial não-coronariana, como sopro nas carótidas, acidente vascular cerebral, isquemia cerebral transitória e/ou doença arterial periférica.
4- Escore cálcio muito alto (maior que 400 UI).
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…