Dicas de alimentação durante o verão

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O verão está chegando, e com todo este calor que vem por aí, o corpo vai necessitar de alguns cuidados adicionais para que sua saúde permaneça adequada  neste período.

Com o aumento da temperatura o corpo pode aumentar em cerca de 5 a 20% o gasto de energia em repouso. Exercícios a temperaturas maiores de 30ºC também impõem uma pequena carga adicional de aproximadamente 5% devido ao aumento da atividade da glândula sudorípara.

O corpo perde muito líquido e necessita de uma reposição adequada para evitar a desidratação, uma alteração metabólica muito comum neste período de calor que debilita o organismo em pouco tempo.

Deve-se consumir no mínimo 1,5 a 2,0 litros de líquidos por dia. A água filtrada ou mineral e chás de ervas geladinhos são ótimas opções. Sucos de frutas, água de coco, refrigerantes, aquela cervejinha ou chope também são opções, porém estas bebidas podem refletir em um grande número de calorias para você que está pensando em controlar o peso e não consegue consumi-las com moderação.

O leite não deve ser esquecido. Uma ótima dica é uma vitamina de leite desnatado com frutas – extremamente saboroso e nutritivo.

Os sorvetes são os mais cogitados em vista de seu alto poder refrescante. Picolés de frutas pode ser uma excelente escolha, contribuem com o aporte hídrico e não possuem um valor calórico absurdo. Os sorvetes cremosos possuem um alto teor de gordura que com certeza irá refletir nas calorias.

A alimentação deve ser leve e equilibrada. O Ideal é montar um prato bastante colorido usando e abusando das saladas, legumes, verduras e frutas (todos sempre muito bem lavados).

O carboidrato (pães, massas e cereais em geral) e as proteínas (carnes) devem ser consumidos com moderação evitando os molhos ricos em gorduras (4 queijos, branco, com base em maionese) e as frituras, pois exigem mais da digestão.

Não se deve ficar um período muito longo de tempo sem se alimentar, O melhor é estruturar o tempo e realizar de 5 a 6 pequenas refeições/dia. Mastigar devagar e sentir o sabor do alimento facilita o controle do apetite sem sobrecarregar o metabolismo.

Aproveite o verão com muito sabor e saúde!  

Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN1004

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