Dieta DASH para o tratamento da hipertensão arterial

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A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) surgiu nos Estados Unidos para o tratamento de pacientes portadores de hipertensão arterial. Esta dieta inclui o consumo de grãos e cereais integrais, frutas, legumes, verduras, leites e derivados desnatados, carnes magras, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), nozes, castanhas, óleos vegetais (milho, girassol, canola, soja, azeite de oliva), margarinas vegetais cremosas ou light. Os doces deverão ser consumidos com moderação e, de preferência, apenas os de baixo valor calórico.

O padrão alimentar proporcionado pela dieta DASH  é efetivo no tratamento da hipertensão arterial, podendo reduzir os níveis pressóricos sistólicos (pressão arterial máxima) em 8 a 14 mmHg, sendo esse efeito  independente do conteúdo de sal (sódio) desta dieta.

A dieta DASH é basicamente rica em potássio, o qual efetivamente  auxilia na redução da pressão arterial. Recomenda-se, em linhas gerais, que a dieta para hipertensos seja pobre em sal (sódio), mas rica em potássio, cálcio e magnésio.

Quantidades diárias recomendadas:

– Frutas: 4 porções.

– Grãos e cereais: 8 porções de ½ xícara.

– Legumes e verduras: 4 a 5 porções de uma xícara de chá das cruas ou de ½ xícara das cozidas.

– Leites ou derivados: uma xícara de chá de leite ou iogurte desnatado ou uma fatia de queijo magro 3 vezes ao dia.

– Carnes magras:

Frango (peito), peixe e carne vermelha magra (duas porções de até 100 gramas).

Além disso, deve-se usar até 6 gramas de sal ao dia, e não utilizar saleiro à mesa. Não se recomenda o uso de produtos industrializados como enlatados, conservas, temperos, sopas e molhos prontos, salgadinhos em geral, frios (presunto, salame, copa, mortadela e salaminho) e embutidos (linguiças e salsichas).

Tempero dos alimentos:

Para dar sabor aos alimentos podemos usar temperos naturais, como o alho, cebola, cebolinha, cheiro verde, cominho, coentro, manjericão, salsinha, alecrim, louro, sálvia, gengibre, páprica, colorau, manjerona, orégano, noz moscada e pimenta.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

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