Pela primeira vez , um estudo sugere que uma simples higiene bucal ( como a limpeza dos dentes e a remoção de placas de tártaro ) pode ajudar a prevenir o processo de aterosclerose.
A aterosclerose é a formação de placas de gordura , chamadas de ateromas , nas diversas artérias do organismo. A aterosclerose é a principal causa do infarto agudo do miocárdio e do derrame cerebral. O espessamento do revestimento interno da artéria carótida ( avaliado através de ultrassom ) é um indicativo de maior risco para o desenvolvimento da aterosclerose e, de suas complicações clínicas.
Pesquisadores do hospital Luigi Sacco ( Milão , Itália ) avaliaram o espessamento interno da carótida de 35 indivíduos saudáveis ( média de idade de 46 anos ) antes e depois , da realização de sessões de higiene bucal . Após um ano , ocorreu uma diminuição significativamente estatística do espessamento do revestimento interno da artéria carótida.
Estudos prévios já haviam demonstrado uma relação entre a presença da bactéria Porphyromonas Gengivalis , periodontite ( inflamação gengival ) , marcadores inflamatórios no sangue e o desenvolvimento de aterosclerose . No entanto , esse é o primeiro estudo que avalia o impacto da higiene bucal em um marcador importante da aterosclerose , que é o espessamento do revestimento interno da artéria carótida.
Um importante pesquisador sobre o assunto , o Dr. Maurizio Tonetti , enfatiza : "são necessários estudos maiores e mais conclusivos , já que a periodontite é muito comum na população e , facilmente tratável. Se houver uma relação causal entre a periodontite e aterosclerose , uma melhor saúde bucal poderá contribuir para a prevenção das doenças cardiovasculares na população"
Fonte: FASEP Journal ( 2008).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…