Manutenção do peso: Nutricionista orienta como escolher os alimentos

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A manutenção do peso é uma etapa tão importante quanto a própria redução do peso.Nesta fase, o bom senso nas escolhas e o controle nas quantidades dos alimentos, são fundamentais. Mas não é necessário torturar-se.Incluir nesta etapa o consumo de alguns alimentos que apresentam um pouco mais de gordura, açúcares e conseqüentemente mais calorias, é algo que pode se feito com consciência  e disciplina. Veja algumas dicas para conduzir estas escolhas:  

QUEIJOS:

A melhor opção na etapa de emagrecimento são os queijos brancos como ricota, cottage e o frescal light. Na fase da manutenção de peso os queijos amarelos, bem mais gordurosos e muito saborosos, são permitidos em quantidades controladas uma vez por semana.

Queijo cheddar: 1 fatia média ou 1 colher (sopa) de 20g tem 85 calorias.

Queijo gorgonzola: 1 fatia média ou 1 colher (sopa) de 20g tem 80 calorias.

Queijo parmesão: 1 fatia média ou 1 colher (sopa) de 20g tem 70 calorias.

Queijo ementhal: 1 fatia média ou 1 colher (sopa) de 20g tem 85 calorias.  

LINGÜIÇA E CARNES GORDUROSAS:

A melhor opção na etapa de emagrecimento são as carnes magras como fraldinha, maminha, carnes brancas e peixes. O consumo de embutidos é na maioria das vezes é evitado. Na fase da manutenção de peso as carnes gordurosas como costela, picanha e as lingüiças podem, em quantidades controladas, podem ser consumidos duas vezes por mês.

Lingüiça Toscana: 1 ½ unidade tem 255 calorias.

Alcatra: 1 fatia de 150g tem 300 calorias.

Picanha 1 fatia de 100g tem 185 calorias.

Costela de boi: 1 porção de 80g sem osso tem 300 calorias.

Costela de porco: 1 porção de 100g tem 480 calorias.  

FRITURAS:

A melhor opção na etapa de emagrecimento é o consumo de assados, grelhados ou cozidos. Frituras devem estar longe das escolhas.Na fase da manutenção de peso o consumo da fritura só poderá acontecer de forma cautelosa.Duas vezes por mês em semanas alternadas.

Batata frita: 1 porção de 100g tem 250 calorias.

Pastel: 1 unidade pequena de 50g tem 170 calorias.

Coxinha: 1 unidade de 100g tem 211 calorias.  

DOCES:

A melhor opção na etapa de emagrecimento são os doces que icluem frutas, gelatinas, as receitas light e evitar receitas com creme de leite, gemas de ovos ou leite condensado.Na fase da manutenção de peso as opções de preparações se ampliam, porém só devem ser consumidos uma vezes por semana.

Bomba de chocolate: 1 unidade pequena de 80g tem 190 calorias.

Mousse de limão: 1 taça de 150g tem 290 calorias.

Pudim de leite: 1 fatia de 100g tem 190 calorias.

Quindim: 1 unidade pequena de 80g tem 315 calorias.

Sorvete de massa: 1 bola média de 60g tem 140 calorias.   

BEBIDAS ALCOÓLICAS:

Um grama de álcool fornece 7 calorias enquanto um grama de carboidratos fornece 4 calorias. O problema da ingestão de bebidas alcoólicas durante a redução e a manutenção de peso é que as calorias são vazias, ou seja, não contribuem nutricionalmente falando. Portanto mesmo na manutenção de peso e com controle da quantidade elas não devem ser consumidas mais que uma vez por semana.

Vinho doce: 1 taça de 100ml tem 140 calorias.

Caipirinha ou batida: ½ copo (100ml) tem 250 calorias.

Cerveja: 1 lata (350ml) tem 150 calorias.

Licor: 1 tacinha (30ml) tem 100 calorias.

Uísque: 1 dose (100ml) tem 240 calorias.  

Dra. Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN 1004  

www.portaldocoracao.com.br  

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