Dieta saudável, atividade física regular, peso adequado e não fumar, reduzem em 78% o risco das principais doenças, diz estudo

0
255

Um estudo teve como objetivo avaliar a associação entre 4 elementos de um estilo de vida saudável e o risco relativo do desenvolvimento das principais doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares, diabete e câncer. Os participantes dos estudo que cultivavam todos os 4 hábitos de vida saudável apresentaram um risco relativo 78% menor de desenvolver uma doença crônica.

Foram obtidas informações sobre 23.153 indivíduos alemães com idades entre 35 e 65 anos, participantes do estudo European Prospective Investigation Into Cancer and Nutrition. O surgimento de doenças crônicas como o diabete melito do tipo 2, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e câncer, foram avaliadas.

Os 4 elementos de um estilo de vida saudável avaliados foram: não fumar, ter um índice de massa corporal abaixo de 30 kg/m² (calculado através peso em kg dividido pela altura ao quadrado em metros), realizar 3 horas ou mais de atividade física por semana e aderir aos princípios saudáveis de uma dieta (elevada ingestão de frutas, verduras e legumes; pães e cereais integrais; poucos doces e bebidas com adição de açúcar; poucas gorduras saturadas; baixo consumo de carne vermelhas e carnes processadas, como linguiça, bacon, salsicha, entre outras).

Cada um dos 4 elementos de um estilo de vida saudável valia 1 ponto, de forma que os participantes do estudo receberam uma pontuação que variou de 0 até 4 pontos, de acordo com a presença desses elementos.

Durante um seguimento médio de 7,8 anos, 2.006 participantes desenvolveram doenças: diabete (3,7%), infarto do miocárdio (0,9%), acidente vascular cerebral (0,8%) ou câncer (3,8%). Menos de 4% dos participantes tiveram pontuação zero nos elementos de um estilo de vida saudável, e apenas  9% apresentaram a presença dos 4 elementos.

Após o ajuste para idade, sexo, nível educacional e atividade ocupacional, a taxa de risco para o desenvolvimento de uma doença crônica diminuiu progressivamente à medida que o número de fatores de vida saudável aumentava. Os participantes com os 4 elementos de um estilo de vida saudável no início do estudo tinham um risco relativo 78% menor de desenvolver uma doença crônica.

Os autores concluíram que a simples adoção dos 4 elementos de um estilo de vida saudável pode ter um forte impacto na prevenção das doenças crônicas.

Fonte: Archives of Internal Medicine.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here