Mau hálito: Fadiga olfatória pode explicar o desconhecimento do problema

0
118

O mau hálito ou halitose é um sintoma que pode indicar problemas bucais, estomacais, respiratórios, metabólicos (como o diabete descontrolado) ou ainda, ser apenas fruto de uma higiene bucal ou dentária inadequadas.

Vários estudos demonstram que na grande maioria dos casos é a condição bucal do indivíduo que determina a presença deste sintoma. Atualmente existem mais de 90 causas descritas de mau hálito.

Nem sempre o indivíduo que é portador de mau hálito reconhece o seu problema. A explicação deste fato é um fenômeno chamado de fadiga olfatória, que ocorre quando o indivíduo se acostuma com determinados cheiros e o seu nariz não percebe mais aquela informação.

É comum as pessoas acreditarem que balas e gomas de mascar podem o tratar a halitose, no entanto, isso apenas mascara o problema, pois balas e guloseimas aumentam a frequência e a concentração de açúcar na cavidade bucal, o que eleva o risco de desenvolvimento de cáries.O uso de creme dental só será eficaz após o tratamento da causa específica da halitose.

Além do tratamento indicado pelo especialista para tratar o mau hálito, o paciente deve lançar mão de outros cuidados:

-Evite jejuns prolongados;

-Os dentes devem ser escovados com cuidado;

-O uso do fio dental diariamente é fundamental;

-Não  esquecer de higienizar a língua;

-A ingestão de água é relevante;

-Alguns alimentos como a cenoura, maça e outros alimentos fibrosos podem auxiliar na limpeza dentária e das gengivas.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here