O termo cardiopatia restritiva ou miocardiopatia restritiva (MCR), indica um grupo de doenças cardíacas nas quais as paredes ventriculares tornam-se endurecidas, mas não necessariamente apresentam espessamento , produzindo uma resistência ao enchimento normal de sangue que chega oxigenado dos pulmões , entre cada batimento cardíaco (diástole).
É a forma menos comum de miocardiopatia e, geralmente , a sua causa é desconhecida. Em um de seus dois tipos básicos, o miocárdio é substituído gradualmente por tecido cicatricial (endomiocardiofibrose). Em outro tipo, ocorre uma infiltração de um material anormal no miocárdio como, por exemplo, um certo tipo de glóbulo branco (eosinófilo).Outras causas de miocardiopatia restritiva são a amiloidose e a sarcoidose. Quando o organismo possui uma quantidade excessiva de ferro, esse metal pode acumular-se no miocárdio, como ocorre na hemocromatose (sobrecarga de ferro nos tecidos ).
A miocardiopatia restritiva subdivide-se em três tipos: as infiltrativas miocárdicas (em que o miocárdio encontra-se infiltrado por uma substância anormal, como a amiloidose, sarcoidose, doença de Gaucher, hemocromatose e doença de Fabry), as fibróticas miocárdicas (nas quais a fibrose se estende por todo o miocárdio como a cardiomiopatia familiar, idiopática ou secundária a radioterapia) e, as fibróticas endomiocárdicas (nais quais a fibrose acomete, especialmente, o endocárdio e o subendocárdio como endomiocardiofibrose, síndrome hipereosinofilica e metástases cardíacas de doenças tumorais).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…