Os mixomas cardíacos são o tumor primário do coração mais comum, representando aproximadamente 75% a 80% do tumores cardíacos cirúrgicos. Esses tumores representam cerca de 50% dos tumores benignos cardíacos. A doença é mais comum em mulheres.
Os mixomas localizam-se principalmente no átrio esquerdo (câmara cardíaca superior e esquerda do coração), com uma incidência superior a 70%, chegando a 94% dos tumores solitários.
O mixoma acomete pacientes dentro de uma ampla faixa etária (15 a 80 anos), com uma idade média de cinquenta anos. Apesar de apresentarem caráter benigno (não causam metástase, ou seja, comprometimento de outros orgãos à distância), podem levar a uma evolução desfavorável, sendo responsáveis por complicações incapacitantes.
Geralmente os mixomas do átrio esquerdo originam- se de um pedículo e podem oscilar livremente com o fluxo sanguíneo, igual a uma bola fixada a um fio.
Sinais e sintomas
Ao oscilarem, os mixomas podem mover-se para dentro e para fora da válvula mitral, que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. Essa oscilação pode obstruir e desobstruir a válvula continuamente, de modo que o fluxo sanguíneo é interrompido e reiniciado de forma intermitente. Na posição ortostática (em pé), o indivíduo pode apresentar desmaios (síncopes) ou episódios de congestão pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões por insuficiência cardíaca esquerda) com falta de ar, pois a força da gravidade faz com que o tumor se mova para baixo, até a abertura da válvula. O decúbito (posição deitada) diminui os sintomas.
O tumor pode afetar a válvula mitral e, consequentemente, produzir um refluxo de sangue por essa abertura, com a produção de um sopro cardíaco.
Fragmentos de um mixoma ou coágulos sanguíneos que se formam na superfície dos mesmos podem soltar-se, circular até outros órgãos, e obstruir os vasos sanguíneos nesses locais. Os sintomas dependem do vaso obstruído: a obstrução de um vaso sanguíneo cerebral pode causar um acidente vascular cerebral (derrame cerebral); a obstrução de um vaso pulmonar pode causar dor, falta de ar, tosse e expectoração sanguinolenta (embolia e infarto pulmonar).
Outros sintomas de mixomas incluem a febre, perda de peso, anemia, contagem baixa de plaquetas (pois as plaquetas estão envolvidas na coagulação sanguínea) e sintomas sugestivos de infecção.
Diagnóstico
Embora o ecocardiograma transtorácico seja menos invasivo e apresenta uma excelente sensibilidade (detecção de 95% dos casos de mixomas), a sensibilidade diagnóstica pode atingir 100% quando é realizado o ecocardiografia transesofágico, ou seja, a sonda do ecocardiograma é posicionada no final do esôfago, muito próxima ao coração. A tomografia e a ressonância magnética cardíacas podem ser úteis ao demonstrarem o ponto de fixação e complicações associadas.
Tratamento
Costuma ser cirúrgico.
Prognóstico
Embora a cirurgia cure a grande maiorias dos casos, raramente pode haver uma recorrência deste tipo de tumor.
Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…