Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Mixoma cardíaco
Destaques, Doenças de A a Z

Mixoma cardíaco 

Os mixomas cardíacos são o tumor primário  do coração mais comum, representando aproximadamente 75% a 80% do tumores cardíacos cirúrgicos. Esses tumores representam cerca de 50% dos tumores benignos cardíacos. A doença é mais comum em mulheres.

Os mixomas localizam-se principalmente no átrio esquerdo (câmara cardíaca superior e esquerda do coração), com uma incidência superior a 70%, chegando a 94% dos tumores solitários.

O mixoma acomete pacientes dentro de uma ampla faixa etária (15 a 80 anos), com uma idade média de cinquenta anos. Apesar de apresentarem caráter benigno (não causam metástase, ou seja, comprometimento de outros orgãos à distância), podem levar a uma evolução desfavorável, sendo responsáveis por complicações incapacitantes.

Geralmente os mixomas do átrio esquerdo originam- se de um pedículo e podem oscilar livremente com o fluxo sanguíneo, igual a uma bola fixada a um fio.

Sinais e sintomas

Ao oscilarem, os mixomas podem mover-se para dentro e para fora da válvula mitral, que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. Essa oscilação pode obstruir e desobstruir a válvula continuamente, de modo que o fluxo sanguíneo é interrompido e reiniciado de forma intermitente. Na posição ortostática (em pé), o indivíduo pode apresentar desmaios (síncopes) ou episódios de congestão pulmonar  (acúmulo de líquido nos pulmões por insuficiência cardíaca esquerda) com falta de ar, pois a força da gravidade faz com que o tumor se mova para baixo, até a abertura da válvula. O decúbito (posição deitada) diminui os sintomas.

O tumor pode afetar a válvula mitral e, consequentemente, produzir um refluxo de sangue por essa abertura, com a produção de um sopro cardíaco.

Fragmentos de um mixoma ou coágulos sanguíneos que se formam na superfície dos mesmos podem soltar-se, circular até outros órgãos, e obstruir os vasos sanguíneos nesses locais. Os sintomas dependem do vaso obstruído: a obstrução de um vaso sanguíneo cerebral pode causar um acidente vascular cerebral (derrame cerebral); a obstrução de um vaso pulmonar pode causar dor, falta de ar, tosse e expectoração sanguinolenta (embolia e infarto pulmonar).

Outros sintomas de mixomas incluem a febre, perda de peso, anemia, contagem baixa de plaquetas (pois as plaquetas estão envolvidas na coagulação sanguínea) e sintomas sugestivos de infecção.

Diagnóstico

Embora o ecocardiograma transtorácico seja menos invasivo e apresenta uma excelente sensibilidade (detecção de 95% dos casos de mixomas), a sensibilidade diagnóstica pode atingir 100% quando é realizado o ecocardiografia transesofágico, ou seja, a sonda do ecocardiograma é posicionada no final do esôfago, muito próxima ao coração. A tomografia e a ressonância magnética cardíacas podem ser úteis ao demonstrarem o ponto de fixação e complicações associadas.

Tratamento

Costuma ser cirúrgico.

Prognóstico

Embora a cirurgia cure a grande maiorias dos casos, raramente pode haver uma recorrência deste tipo de tumor.

Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados