Um dos distúrbios respiratórios mais comuns é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Na DPOC os brônquios e bronquíolos (vias respiratórias), além dos tecidos pulmonares, tornam-se danificados com o tempo, encurtando e dificultando a respiração.
Este distúrbio é duas vezes mais comum em homens do que em mulheres, principalmente em indivíduos acima dos 40 anos. O fumo, sedentarismo e o contato excessivo com poeiras, gases nocivos e outros irritantes pulmonares são potenciais fatores de risco.
Os cuidados nutricionais são fundamentais para o controle da doença respiratória.
Veja algumas orientações:
– No caso de baixo peso corporal ou de perda acentuada de peso (comum na DPOC) é importante que a alimentação ofereça maior densidade calórica e respaldo no equilíbrio dos nutrientes;
– Cuidado para que não exista excesso no consumo de gorduras saturadas e açúcares com o intuito de ganhar peso;
– As refeições devem acontecer em pequenos volumes, pois desta forma evitam o cansaço e maior dificuldade respiratória;
– O número de refeições no decorrer do dia deve ser maior do que o habitual para suprir a redução do volume das refeições e a demanda de energia do corpo, evitando assim a perda de peso significativa;
– Alimentos que exigem maior esforço da mastigação devem ser consumidos preferencialmente nas refeições da manhã, pois em geral, é o período de maior disposição e energia para quem sofre de DPOC;
– Para os momentos de maior cansaço, valorizar alimentos de consistência mais pastosa, que favoreça a mastigação;
– Em situações onde é grande a dificuldade na alimentação, pode ser necessário o uso de suplementos nutricionais que só devem ser utilizados com a orientação e prescrição de um médico ou nutricionista.
Autora: Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…