Quais as maneiras para consumir o chá verde?

0
191

O chá verde tem sido usado amplamente como uma bebida benéfica para a saúde. É obtido das folhas frescas da erva Camellia sinesis e possui uma grande quantidade de flavonoides, que garantem a sua ação antioxidante. Uma ampla revisão dos estudos disponíveis na literatura médica identificou os seguintes benefícios do chá verde:

– Tratamento das verrugas genitais;

– Prevenção dos cânceres;

– Redução do risco total de mortes (não das mortes relacionadas ao câncer);

– Pode ser útil na perda de peso, na redução do colesterol e na prevenção do diabetes;

– Prevenção das doenças cardiovasculares, como o derrame cerebral e a doença arterial coronariana.

O consumo do chá verde pode acontecer através de infusão ou através de cápsulas. Segundo pesquisas o consumo deve ser diário e, no caso de infusões, deve ser de cinco ou seis xícaras ao dia, preferencialmente não próximo das refeições, pois os compostos fenólicos do chá diminuem a digestibilidade proteica. A infusão deve ser feita com folhas frescas da planta ou ainda com o chá seco, vendido em saquinhos nas farmácias de manipulação. Inicialmente deve ser fervida apenas a água e após desligar o fogo devem ser acrescentadas as folhas ou o chá seco, deixando o recipiente tampado por 5 a 10 minutos antes de consumir.

As cápsulas apresentam maior concentração de seus componentes comparada às infusões.  Recomenda-se o consumo de cerca de 1000mg a 1500mg do extrato de chá ao dia. Tomado em excesso, o chá pode causar irritabilidade, insônia, tontura e palpitação devido à presença de cafeína.  O chá verde parece ser uma bebida muito segura, embora haja  relatos raros de casos de toxicidade hepática. Alguns pesquisadores concluem que ainda são necessários mais estudos com o chá verde, para definir o seu real papel na medicina complementar e suas respectivas dosagens para consumo.

Fonte: American Family Physician.

Texto revisado por Nícia Padilha.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here