O sono das crianças pequenas varia de país para país, aponta estudo

0
94

Um estudo avaliou o padrão do sono de crianças com até três anos de idade, provenientes de 16 países (cinco deles predominantemente caucasianos e 11 asiáticos).A autora principal do estudo, a Dra. Jodi Mindell (St. Joseph University, Philadelphia), observou  diferenças significativas no modo como as crianças pequenas dormem, dependendo do seu país de origem.

Um total de 29.287 pais responderam a questionários com informações sobre o sono de seus filhos; 7.960 pais eram provenientes de cinco países caucasianos (Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Grã-Bretanha). O restante dos pais eram provenientes de 11 países asiáticos.  

Os resultados do estudo mostraram que as crianças dos países asiáticos dormem menos horas por dia, dormem mais tarde, mais frequentemente compartilham o quarto com os seus pais e irmãos, e apresentam mais sintomas de distúrbios do sono.  

A duração do sono variou de país para país, sendo de apenas 8,5 horas por dia em Taiwan até um máximo de 13 horas por dia na Nova Zelândia. Em alguns países asiáticos (Korea, Taiwan, Índia e Hong Hong) as crianças dormiam geralmente após às 22 horas da noite.Nos países caucasianos as crianças dormiam mais cedo, geralmente antes das 21 horas da noite.  

"Os resultados deste estudo trazem mais dúvidas do que respostas.Talvez estas diferenças no padrão do sono de crianças pequenas possam ser apenas  fruto das diferenças culturais entre estes vários países.Também não sabemos qual é o verdadeiro impacto destas diferenças na saúde  destas crianças", conclui a Dra. Mindell.

Fonte: SLEPP(2009).

www.portaldocoracao.com.br

 

   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here