Um novo estudo comparou uma dieta ovolactovegetariana composta por baixas calorias com uma dieta mediterrânea, também de baixas calorias. Os autores do estudo concluíram que ambas foram semelhantes quanto à redução do peso, além de proporcionarem uma melhora do perfil de risco cardiovascular.
Adicionalmente, a dieta ovolactovegetariana foi mais efetiva na redução do LDL-colesterol, ao passo que a dieta mediterrânea levou a uma maior redução nos níveis de triglicerídeos. O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Florença (Itália).
Os participantes da pesquisa receberam aconselhamento individual com nutricionistas sobre como aderir adequadamente a cada um dos dois tipos de dieta. A dieta vegetariana excluiu carne e peixe, mas inclui leite e ovos. O estudo durou cerca de três meses.
Dieta mediterrânea
Essa dieta baseia-se num conjunto de tradições alimentares de países do mediterrâneo, como a Grécia, Itália, Espanha e Portugal.
A dieta Mediterrânea inclui:
-Azeitonas e azeite de oliva;
-Grãos inteiros (especialmente em pães e cereais, ao invés de grãos refinados dos pães brancos, massas e bolos);
-Poucos doces;
-Pouca carne vermelha, ingestão abundante de peixes, alguns frutos do mar e frango;
-Queijos brancos, mas pouco leite;
-Ingestão diária de frutas, legumes e verduras;
-Oleaginosas e frutos secos como damascos e tâmaras;
-Ingestão moderada de vinho tinto, ou seja, duas taças para os homens e uma taça para as mulheres. Devemos salientar que a ingestão de bebidas alcoólicas não deve ser estimulada com uma medida de prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares.
As pessoas que vivem nesta área do mediterrâneo tendem a comer alimentos ricos em gordura, mas também têm uma incidência menor em doenças cardiovasculares, em comparação a outras partes do mundo.
Fonte: Circulation.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…