Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Qual a melhor dieta para perder peso? Mediterrânea ou vegetariana?
Cardiologia Preventiva, Nutrição

Qual a melhor dieta para perder peso? Mediterrânea ou vegetariana? 

Um novo estudo comparou uma dieta ovolactovegetariana composta por baixas calorias com uma dieta mediterrânea, também de baixas calorias. Os autores do estudo concluíram que ambas foram semelhantes quanto à redução do peso, além de proporcionarem uma melhora do perfil de risco cardiovascular.

Adicionalmente, a dieta ovolactovegetariana foi mais efetiva na redução do LDL-colesterol, ao passo que a dieta mediterrânea levou a uma maior redução nos níveis de triglicerídeos. O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Florença (Itália).

Os participantes da pesquisa receberam aconselhamento individual com nutricionistas sobre como aderir adequadamente a cada um dos dois tipos de dieta. A dieta vegetariana excluiu carne e peixe, mas inclui leite e ovos. O estudo durou cerca de três meses.

Os autores concluíram que as duas dietas são benéficas para à redução do peso e saúde do coração. O resultado não foi considerado surpreendente, porque as duas dietas têm uma base sólida de alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, grãos integrais e leguminosas.

Dieta mediterrânea
Essa dieta baseia-se num conjunto de tradições alimentares de países do mediterrâneo, como a Grécia, Itália, Espanha e Portugal.

A dieta Mediterrânea inclui:

-Azeitonas e azeite de oliva;

-Grãos inteiros (especialmente em pães e cereais, ao invés de grãos refinados dos pães brancos, massas e bolos);

-Poucos doces;

-Pouca carne vermelha, ingestão abundante de peixes, alguns frutos do mar e frango;

-Queijos brancos, mas pouco leite;

-Ingestão diária de frutas, legumes e verduras;

-Oleaginosas e frutos secos como damascos e tâmaras;

-Ingestão moderada de vinho tinto, ou seja, duas taças para os homens e uma taça para as mulheres. Devemos salientar que a ingestão de bebidas alcoólicas não deve ser estimulada com uma medida de prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares.

As pessoas que vivem nesta área do mediterrâneo tendem a comer alimentos ricos em gordura, mas também têm uma incidência menor em doenças cardiovasculares, em comparação a outras partes do mundo.

Fonte: Circulation.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios estão marcos com *