Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
Hipertensão Arterial, Obesidade

Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo? 

A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte em nosso país.

A doença afeta cerca de 30% dos adultos, sendo que sua prevalência é ainda maior entre os indivíduos obesos. A perda de peso é uma medida importante para o controle da HA, bem como, a cirurgia bariátrica é a estratégia mais efetiva para perda e manutenção do peso no longo prazo.

Estima-se que para cada 1 kg de peso eliminado, ocorra uma redução de 1 mmHg da pressão arterial sistólica (pressão arterial máxima).

Pesquisadores do estudo ENGAGE CVD, o qual avaliou o impacto da cirurgia bariátrica nas doenças cardiovasculares, compararam a eficácia da gastrectomia vertical (GV) e do bypass gástrico em Y de Roux (BP), duas técnicas de cirurgia bariátrica, para remissão e recidiva (retorno da HA após normalização da pressão arterial) em obesos com antecedentes de HA.

A remissão e recidiva da HA foram avaliadas em cada ano de acompanhamento, começando com 30 dias, e terminando em 5 anos após a cirurgia bariátrica. A população do estudo incluiu 4.964 pacientes obesos com antecedentes de HA.

Em 1 ano, 27% dos pacientes com BP e 28% dos pacientes com GV alcançaram remissão da HA. Após 5 anos, sem levar em conta a recidiva, 42% dos pacientes com BP e 43% dos pacientes com GV experimentaram remissão da HA.

Após contabilizar as recidivas, apenas 17% dos pacientes com BP e 18% dos pacientes com GV permaneceram efetivamente em remissão da HA cerca de 5 anos após a cirurgia.

Não houve diferenças estatisticamente significativas entre as duas técnicas de cirurgia em relação à remissão definitiva da HA.

Embora o peso seja um importante fator na gênese da HA, outros fatores, como o avanço da idade, alimentação, estresse e genética, podem influenciar nos níveis de pressão arterial.

Fonte: Hypertension.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. CRM/PR 13700 – Cardiologista em Curitiba.

Artigos relacionados