Nutricionalmente não se discute os benefícios dos sucos naturais quando preparados com frutas frescas, e consumidos logo após o seu preparo. As frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, componentes indispensáveis em uma alimentação saudável.
Consumir sucos de frutas naturais quando se deseja emagrecer pode não ser uma escolha correta, avaliando o aspecto calórico de algumas frutas. Um dos sucos mais popularmente servidos nos restaurantes e lanchonetes, é o suco de laranja. Uma laranja tem em média 50 Kcal e para um copo de suco natural utiliza-se 4 a 5 laranjas. Por isso, o valor calórico deste suco fica entre 200 a 250 Kcal, uma cifra significativa. Outros suco muito calórico é o suco integral de uva.
Em uma dieta de emagrecimento um copo de suco sacia muito menos do que o consumo das frutas in natura, pois dispensa grande parte das fibras no preparo e algumas pessoas até coam o suco antes do seu consumo, uma atitude bastante equivocada.
Para que o suco de frutas possa estar presente em uma alimentação que busca a redução de peso e controle calórico, uma dica é optar por consumir os sucos menos calóricos como os sucos de limão, morango, melancia, melão, maracujá e abacaxi. O preparo deve ser sem açúcar ou com adoçantes artificiais, e de preferência diluídos em água. Assim se aproveita o valor nutritivo da fruta sem comprometer a balança.
Não devemos substituir rotineiramente as refeições principais por sucos. Uma dieta equilibrada necessita de todos os nutrientes e os sucos não conseguem fornecê-los adequadamente.
Recomendamos para a maioria das pessoas uma ingestão hídrica abundante, ou seja, 1,5 até 2 litros de água livre por dia (6 a 8 copos). Nesse contexto, a ingestão de sucos é importante, no entanto, devemos optar pelos menos calóricos.
Autora: Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista CRN 1004.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…