Sucos de frutas são uma opção para o emagrecimento?

0
265

Nutricionalmente não se discute os benefícios dos sucos naturais quando preparados com frutas frescas, e consumidos logo após o seu preparo. As frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, componentes indispensáveis em uma alimentação saudável.

Consumir sucos de frutas naturais quando se deseja emagrecer pode não ser uma escolha correta, avaliando o aspecto calórico de algumas frutas. Um dos sucos mais popularmente servidos nos restaurantes e lanchonetes, é o suco de laranja. Uma laranja tem em média 50 Kcal e para um copo de suco natural utiliza-se 4 a 5 laranjas. Por isso, o valor calórico deste suco fica entre 200 a 250 Kcal, uma cifra significativa. Outros suco muito calórico é o suco integral de uva.

Em uma dieta de emagrecimento um copo de suco sacia muito menos do que o consumo das frutas in natura, pois dispensa grande parte das fibras no preparo e algumas pessoas até coam o suco antes do seu consumo, uma atitude bastante equivocada.

Para que o suco de frutas possa estar presente em uma alimentação que busca a redução de peso e controle calórico, uma dica é optar por consumir os sucos menos calóricos como os sucos de limão, morango, melancia, melão, maracujá e abacaxi. O preparo deve ser sem açúcar ou com adoçantes artificiais, e de preferência diluídos em água. Assim se aproveita o valor nutritivo da fruta sem comprometer a balança.

Não devemos substituir rotineiramente as refeições principais por sucos. Uma dieta equilibrada necessita de todos os nutrientes e os sucos não conseguem fornecê-los adequadamente.

Recomendamos para a maioria das pessoas uma ingestão hídrica abundante, ou seja, 1,5 até 2 litros de água livre por dia (6 a 8 copos). Nesse contexto, a ingestão de sucos é importante, no entanto, devemos optar pelos menos calóricos.

Autora: Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista CRN 1004.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here