Tosse é a expulsão ruidosa e súbita do ar dos pulmões, que pode ou não estar acompanhada de secreção (catarro). Desta forma, a tosse poderá ser classificada como tosse produtiva ou tosse seca.
A tosse, usualmente, é uma resposta reflexa do corpo a um estímulo irritante na garganta, laringe (cordas vocais), traqueia ou pulmões. A traqueia é um tubo de ar que se estende do pescoço até o tórax, levando o ar que entra pelo nariz até os pulmões.
A tosse tem um mecanismo reflexo (ocorre automaticamente) que protege os pulmões do efeito nocivo das bactérias, vírus, fungos, poeiras e outras substâncias maléficas. A tosse pode também ser voluntária, ou seja, precipitada pelo paciente.
Causas
Gripe, resfriado comum, sinusite, rinite, laringite, faringite, broncopneumonia, pneumonia, tuberculose, câncer de pulmão, crise de asma brônquica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, bronquiectasia, embolia pulmonar, efeito colateral de medicação (inibidores da enzima de conversão da angiotensina, como o captopril, enalapril e ramipril), refluxo gastroesofágico, processos alérgicos, doenças cardíacas, entre outras, podem cursar com tosse.
Tosse de origem cardíaca
A insuficiência do ventrículo esquerdo, a qual poderá ser causada por várias doenças do coração (hipertensão arterial, doença arterial coronariana, doenças da válvulas cardíacas, cardiomiopatias, etc.) pode causar tosse por acúmulo de líquido nos pulmões (edema pulmonar).
A tosse poderá ser seca ou com expectoração mucosa, semelhante a uma clara do ovo. Geralmente estes pacientes apresentam dispneia (falta de ar) aos esforços, ortopneia (os pacientes elevam a cabeceira da cama para dormirem melhor, sentindo menos falta de ar) ou dispneia paroxística noturna (o paciente acorda sufocado durante à noite, fato que o faz sentar-se na cama para poder respirar melhor). Sibilos (chio de peito), dor torácica e palpitações podem estar presentes.
Investigação
O exame clínico (anamnese e exame físico) é fundamental para a definição da causa da tosse. Exames de laboratório (como o hemograma, peptídeo atrial natriurético, entre outros), eletrocardiograma, ecocardiograma (exame que demonstra a disfunção cardíaca responsável pela insuficiência ventricular esquerda, bem como, auxilia na definição da causa cardíaca para a tosse), raio X de tórax, tomografia cardíaca, prova de função pulmonar, entre outros, poderão ser solicitados para um paciente com tosse.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…