Tosse

0
264

Tosse é a expulsão ruidosa e súbita do ar dos pulmões, que pode ou não estar acompanhada de secreção (catarro). Desta forma, a tosse poderá ser classificada como tosse produtiva ou tosse seca.

A tosse, usualmente, é uma resposta reflexa do corpo a um estímulo irritante na garganta, laringe (cordas vocais), traqueia ou pulmões. A traqueia é um tubo de ar que se estende do pescoço até o tórax, levando o ar que entra pelo nariz até os pulmões.

A tosse tem um mecanismo reflexo (ocorre automaticamente) que protege os pulmões do efeito nocivo das bactérias, vírus, fungos, poeiras e outras substâncias maléficas. A tosse pode também ser voluntária, ou seja, precipitada pelo paciente.

Causas

Gripe, resfriado comum, sinusite, rinite, laringite, faringite, broncopneumonia, pneumonia, tuberculose, câncer de pulmão, crise de asma brônquica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, bronquiectasia, embolia pulmonar, efeito colateral de medicação (inibidores da enzima de conversão da angiotensina, como o captopril, enalapril e ramipril), refluxo gastroesofágico, processos alérgicos, doenças cardíacas, entre outras, podem cursar com tosse.

Tosse de origem cardíaca

A insuficiência do ventrículo esquerdo, a qual poderá ser causada por várias doenças do coração (hipertensão arterial, doença arterial coronariana, doenças da válvulas cardíacas, cardiomiopatias, etc.) pode causar tosse por acúmulo de líquido nos pulmões (edema pulmonar).

A tosse poderá ser seca ou com expectoração mucosa, semelhante a uma clara do ovo. Geralmente estes pacientes apresentam dispneia (falta de ar) aos esforços, ortopneia (os pacientes elevam a cabeceira da cama para dormirem melhor, sentindo menos falta de ar) ou dispneia paroxística noturna (o paciente acorda sufocado durante à noite, fato que o faz sentar-se na cama para poder respirar melhor). Sibilos (chio de peito), dor torácica e palpitações podem estar presentes.

Investigação

O exame clínico (anamnese e exame físico) é fundamental para a definição da causa da tosse. Exames de laboratório (como o hemograma, peptídeo atrial natriurético, entre outros), eletrocardiograma, ecocardiograma (exame que demonstra a disfunção cardíaca responsável pela insuficiência ventricular esquerda, bem como, auxilia na definição da causa cardíaca para a tosse), raio X de tórax, tomografia cardíaca, prova de função pulmonar, entre outros, poderão ser solicitados para um paciente com tosse.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here