Vareneclina é uma ótima opção para a terapia do tabagismo

0
183

A vareneclina, comercialmente conhecida como Champix, é o primeiro medicamento de uma classe que atua em receptores cerebrais específicos para a nicotina. Desta forma, esse medicamento reduz a satisfação do ato de fumar, a fissura e os sintomas que levam às recaídas, como depressão, irritabilidade, frustração,ansiedade e dificuldade de concentração.

A vareneclina é contraindicada aos pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, em menores de 18 anos de idade e em gestantes. O medicamento também deve evitado em pacientes deprimidos que não estejam com os seus sintomas controlados.

Sua suspensão abrupta está associada com um aumento da irritabilidade e distúrbios do sono em até 3% dos pacientes. As reações adversas mais comuns incluem náuseas (geralmente leves a moderadas), cefaleia e insônia.

O tratamento com a vareneclina deverá ser mantido por pelo menos 12 semanas, podendo ser estendido por mais tempo, para aumentar as chances de uma abstinência prolongada.

Comparada com a bupropiona (antidepressivo de ação dopaminérgica) e o placebo, a vareneclina aumenta as chances de parar de fumar em duas a quatro vezes, respectivamente.

Fonte: Doenças Cardiovasculares Volume V.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here