A doença arterial coronariana é a principal causa de morte entre os pacientes diabéticos do tipo 2 . Esse tipo de diabete , costuma surgir após os 40 anos de idade e associa-se com o acúmulo central ( acima da cintura ) de gordura. A chance de um diabático sofrer um primeiro infarto do miocárdio ( ataque cardíaco ), é a mesma de um infartado não-diabético de sofrer um segundo infarto.
Enquanto cerca de 40% da população morre por doenças cardiovasculares , esse percentual sobe para mais de 60% na população dos diabéticos. Dois estudos recentes , têm demonstrado que a presença de uma variação genética do cromossomo 9P21 , associa-se ao desenvolvimento de aterosclerose ( presença de placas de gordura ) nas artérias coronárias. Esse processo é a principal causa do infarto do miocárdio.
Um estudo realizado na cidade de Boston ( Estados Unidos ) , incluiu cerca de 475 pacientes diabéticos do tipo 2 , que foram acompanhados durante o período de 1993 até 2004. Em todos os participantes , a variação genética do cromossomo 9P21 foi pesquisada. Ao final de 10 anos , a mortalidade entre os diabéticos era de 43% naqueles que apresentavam a variação genética 9P21 , associada a um pobre controle dos níveis glicêmicos ( taxas de açúcar no sangue , avaliada pela hemoglobina glicosilada ).
Essa mortalidade era menor ( cerca de 30% ) , nos diabéticos com um pobre controle glicêmico , mas sem a variação genética 9P21 . Cerca de 40% dos diabéticos do tipo 2 , portadores comprovados de doença arterial coronariana , apresentam a variação genética 9P21. Embora o número de pacientes diabéticos estudados ainda seja muito pequeno , cientistas acreditam que a pesquisa da variação genética 9P21 possa ser útil no futuro , visando identificar diabéticos do tipo 2 que estão sob maior risco para um ataque cardíaco.
Fonte: JAMA ( 2008 ).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…