Você quer abandonar os cigarros em 2009 ? Conheça as contra-indicações e os efeitos colaterais dos medicamentos anti-tabagismo

0
61

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e cânceres . Atualmente , dispomos de alguns medicamentos que  podem ser utilizados para a cessação do hábito de fumar . Todos esses medicamentos são preconizados para um uso prolongado , durante alguns  meses . 

Os critérios para utilização de medicamentos para o tratamento do tabagismo , segundo o Consenso Brasileiro de Abordagem e Tratamento do Fumante ( 2001 ) são : fumantes pesados ( 20 cigarros ou mais por dia ) , fumantes que fumam o primeiro cigarro em até 30 minutos após acordar , fumantes com escore de Fagerström ( avalia o grau de dependência à nicotina ) igual ou superior a 5 ( esse escore está disponível na área de bibliotecas desse portal , no íten de cálculos ) e, pacientes com tentativas anteriores fracassadas em parar de fumar.

Medicamentos utilizados para a cessação do tabagismo:

– Nicotina:

É disponivel em gomas e adesivos. A dose a ser utilizada depende do número de cigarros que o fumante consome por dia. Esta forma de tratamento  visa disponibilizar a nicotina de uma forma desvinculada ao hábito de fumar , minimizando também os sintomas da síndrome de abstinência pela falta do cigarro. A nicotina está contra-indicada em casos de infarto do miocárdio ( nos primeiros 15 dias após o início da doença ) , gestação , amamentação , doenças de pele ( adesivos ) , incapacidade de mastigar  e úlcera gástrica ( estas últimas duas , com as gomas ). 

Os efeitos colaterais mais comuns da nicotina são a taquicardia , elevação da pressão arterial , reações alérgicas na pele ( adesivos ) e , ainda , dor na mandíbula  , dor no estômago e náuseas ( estes últimos três efeitos , com as gomas ).

– Bupropiona:

É um antidepressivo que atua em neurotransmissores cerebrais , que facilitam a cessação do tabagismo , bem como , diminuem os sintomas da síndrome de abstinência do cigarro. Pode ajudar a evitar o ganho de peso após a cessação do tabagismo. A bupropiona está contra-indicada em pacientes com histórico de convulsões , alcoolismo , tumor cerebral , doença cérebro-vascular , gestação e amamentação.

Os efeitos colaterais mais comuns da bupropiona são a boca seca , insônia ( este efeito tende a regredir após o primeiro mês ) , constipação intestinal , náuseas e taquicardia.

– Varenecline:

É um medicamento que atua nos receptores da nicotina no cérebro . Teoricamente  é a melhor medicação  , sendo duas vezes mais  efetiva que bupropiona e,   quatro vezes mais efetiva que o placebo ( comprimidos sem nenhum princípio ativo ). O varenecline está contra-indicado em gestantes e mulheres que amamentam. Em pacientes com insuficiência renal , é necessário um ajuste de dose.

O efeito colateral mais comum do varenecline  são as náuseas , em geral , toleráveis pela grande maioria dos pacientes ( apenas 3% abandonam o tratamento por esse motivo ). O uso do varenecline após uma refeição , junto com um copo de água , minimiza esse efeito colateral.

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here