O estudo da vida sexual do brasileiro (EVSB) iniciou em 2002, e entrevistou 7.013 pessoas provenientes de 13 estados brasileiros, maiores de 18 anos, sendo que 54,6% destes entrevistados eram homens e 45,4% eram mulheres.
O estudo era composto por um questionário de 87 perguntas de múltipla escolha, e foi coordenado pela médica psiquiatra Dra. Carmita Abdo, do Instituto de Psquiatria do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O EVSB foi concluído no ano de 2003, e demonstrou que 14,9% das mulheres brasileiras já usou a pílula do dia seguinte, pelo menos uma vez durante a sua vida sexual.
Anticoncepção de emergência é a administração de medicamentos hormonais, até 72 horas após uma relação sexual desprotegida ou acidental (exemplo: a ruptura de um preservativo), visando evitar uma gravidez indesejada. A pílula do dia seguinte é o método de anticoncepção de emergência mais conhecido.
Dentro de suas características só deve ser usada em caso de emergência e não como método anticoncepcional de rotina. Nem sempre surte resultados desejados e pode ter efeitos colaterais intensos. Usada até 24 horas da relação tem um índice de eficiência de 95 %. Entre 25 e 48 horas o índice de eficiência cai para 85 % e entre 49 e 72 horas o índice de eficiência é de 60%.
Isto significa dizer que ela deve ser usada tão logo seja possível, após uma relação sexual desprotegida. Deve sempre ser receitada por um médico ginecologista e não pode ser usada de maneira habitual.
"O Portal do Coração alerta: nunca inicie, suspenda ou troque um medicamento sem a autorização prévia de um médico. Estas atitudes põem a sua saúde em risco".
Fonte :ESBV(2003).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…