Aumentar a tributação sobre cigarros mostra-se uma estratégia efetiva nos EUA

0
205

O tabagismo atua como agente causal de seis das oito principais causas de morte no mundo. Estima-se que a cada 6 minutos, uma pessoa morre no mundo, vitimada por uma doença relacionada ao consumo dos derivados do tabaco.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como uma das medidas efetivas no combate ao tabagismo, o aumento da tributação sobre os maços de cigarro. Nos Estados Unidos, desde janeiro de 2002, 44 estados americanos aumentaram a tributação média de uma carteira de cigarros, de 43 centavos de dólar para um dólar e 18 centavos nesse período.

Esse aumento da carga tributária acarretou três importantes vitórias contra o tabagismo naquele país:

– Menos crianças e adolescentes fumantes. Para cada 10% de aumento da tributação sobre os maços de cigarro, houve uma redução média de 7% dos fumantes jovens e 4% no contingente total de fumantes.

– Aumento da arrecadação de recursos financeiros. Esse fato gera a possibilidade de implantar novos programas de combate contra o tabagismo.

– Ampla aprovação entre a população dos Estados Unidos. Democratas, republicanos e independentes, aprovaram o aumento da tributação sobre os maços de cigarros.

Fonte: tobaccofreekids.org.

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here