Adultos de meia-idade que seguem uma dieta saudável, realizam exercícios físicos regularmente, não fumam, bebem quantidades moderadas de álcool, e mantêm um peso saudável, podem viver mais de uma década quando comparados aos indivíduos que não fazem nada disso.
Essa é a constatação de um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina e Saúde Pública de Harvard (Boston, Estados Unidos).
Os pesquisadores definiram os cinco hábitos saudáveis como nunca fumar, índice de massa corporal (IMC) de 18,5 até 24,9 kg/m² (o IMC é calculado pelo peso dividido pela altura ao quadrado), 30 minutos ou mais de atividade física moderada a vigorosa por dia, uma dieta saudável e ingestão moderada de álcool (5 a 15 gramas por dia [por exemplo, uma taça de vinho por dia] para as mulheres, e 5 a 30 gramas dia [por exemplo, até duas taças de vinho por dia] para os homens).
No estudo foram avaliadas mais de 120 mil pessoas que participaram de dois grandes estudo norte-americanos: Nurses’ Health Study e Health Professionals Follow-up Study. A idade média dos participantes no início do estudo era de 47 anos para as mulheres e 55 anos para os homens. Os participantes foram acompanhados por cerca de 34 anos, e eram avaliados através de questionários empregados a cada 2 ou 4 anos.
Eles estimam que a expectativa de vida na idade de 50 anos seria 14 anos maior para as mulheres (93 anos versus 79 anos de expectativa de vida) e 12,2 anos a mais para os homens (87,6 anos versus 75,5 anos de expectativa de vida) entre as pessoas que adotam esses cinco hábitos de vida quando comparadas às pessoas que não adotam nenhum deles.
Fonte: Circulation.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…