Alimentos ricos em fitoesterois ajudam a reduzir o colesterol

0
3820

Fitoesterois são substâncias de origem vegetal que são semelhantes ao colesterol. São pouco absorvidas pelo intestino, e competem com o colesterol, contribuindo para que este seja menos absorvido e, dessa forma, auxiliam na redução dos níveis de colesterol total no sangue.

As principais fontes de fitoesterois são alimentos de origem vegetal como nozes, semente de girassol, soja, canola, trigo, milho, feijões, abacate, legumes e verduras. Também são encontrados, comercialmente, enriquecendo produtos como cremes vegetais, iogurtes e leite. Todos estes produtos podem ser considerados alimentos funcionais devido aos benefícios da ação dos fitoesterois na prevenção de problemas cardíacos.

Segundo pesquisas recentes, incluir alimentos ricos ou enriquecidos com fitoesterois a uma alimentação saudável, pode diminuir o LDL-colesterol, conhecido como “colesterol ruim”, em 10 a 15% num período de três semanas.

A Anvisa recomenda que a ingestão de produtos enriquecidos com fitoesterois seja de 1 a 3 porções por dia e que estas porções possam fornecer de 1 a 3 gramas de fitoesterois livres, ao dia. Os fitoesterois não fornecem benefícios adicionais quando consumidos acima de 3 g/dia.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here