Ascite (líquido no abdome)

0
955

Ascite é o acúmulo anormal de líquido na cavidade abdominal, o qual poderá ser detectado através de manobras do exame físico ou pela ultrassonografia do abdome.

Causas

A ascite poderá ter várias causas: insuficiência hepática (exemplo: cirrose hepática por ingestão de álcool ou por ação de um vírus), câncer hepático , carcinomatose peritoneal (comprometimento da serosa que reveste os intestinos por metástase de tumores), tuberculose peritoneal, insuficiência cardíaca  direita, cor pulmonale (insuficiência cardíaca direita secundária a uma doença pulmonar), entre outras.

-Insuficiência cardíaca:

Na insuficiência cardíaca  a ascite costuma ser acompanhada de edema dos dois membros inferiores, além de sinais e sintomas de insuficiência cardíaca esquerda como fadiga (fraqueza), dispneia (falta de ar), ortopneia (falta de ar ao deitar-se), dispneia paroxística noturna (falta de ar intensa à noite, que acorda o paciente algum tempo após deitar-se), taquicardia e sinais de edema pulmonar na ausculta do coração. Em geral, o paciente costuma relatar antecedentes de uma doença cardíaca como a doença de Chagas ou doença arterial coronariana. O ecocardiograma revelará a presença de uma disfunção cardíaca.

Investigação da ascite

Baseia no exame clínico (anamnese e exame clínico), no entanto, outros exames  além do ecocardiograma e do ultrassom do abdome poderão ser úteis. A tomografia do abdômen e a análise do líquido ascítico  podem ser necessários para um melhor  esclarecimento do quadro.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here