Apenas 8% dos americanos adotam um estilo de vida saudável, aponta estudo

0
232

Atualmente uma proporção menor dos americanos adotam  um estilo de vida saudável, quando comparamos com os dados obtidos cerca de duas décadas atrás, dizem os pesquisadoresdores da universidade de medicina da Carolina do Sul (EStados Unidos).

Apenas 8% dos indivíduos atualmente adotam simultaneamente cinco comportamentos saudáveis de vida: não fumar, peso saudável, ingestão de frutas e verduras diariamente, ingestão de alcóol moderada, prática regular de exercícios físicos e não fumar.

Em 1988, cerca de 15%  dos adultos americanos adotavam todos estes hábitos  de vida, diz  a Dra. Dana E. King, a autora principal do estudo. "As conclusões deste estudo têm importantes implicações para o risco futuro de doença cardiovascular entre os adultos americanos. Estes resultados nos causam uma nova motivação para que a promoção de um estilo de vida saudável, entre adultos  americanos, seja implementada ", conclui a Dra. King.

Os dados deste estudo foram obtidos a partir de adultos com idades de 40 a 74 anos de idade,  participantes do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) em 1988-1994 e 2001-2006.

Um dado alarmente, é que ao longo dos últimos 18 anos, o percentual dos adultos obesos (índice de massa corporal maior que 30 kg/m2) aumentou de 28% para 36% . A proporção dos indivíduos que praticam atividades físicas 12 vezes ou mais por mês, diminuiu de 53% para 43%. As taxas de tabagismo não sofreram alterações, mantendo-se em cerca de 26,5%. A proporção dos americanos que ingerem cinco ou mais porções de frutas e legumes por dia, diminuiu de 42% para 26%. O consumo moderado de álcool aumentou de 40% para 51% .

Quando analisamos os hábitos de acordo com a raça e etnia, os brancos não-hispânicos têm demonstrado um maior decréscimo  em termos de hábitos de vida saudáveis. Além disso, as pessoas com hipertensão, diabete melito ou doença cardiovascular não foram mais propensas a adotar um estilo de vida mais saudável do que aqueles sem essas condições, sendo este fato bastante preocupante.

Fonte:Am J Med(2009).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here